UNIFAGOC

FAGOC comemora 10 anos de sua fundação com exposição sobre a vida de Ozanam Coelho

Publicado em 21/05/2007
por Developer Unifagoc

A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho – FAGOC – completa seus dez anos de fundação em grande estilo. Juntamente com o aniversário da faculdade, comemora-se o 93º aniversário natalício de Ozanam Coelho, em dezessete de maio de 2007.

Devido a tantas comemorações, a mantenedora e a diretoria da faculdade idealizaram uma exposição que mostra a trajetória de Ozanam Coelho, considerado um dos ubaenses mais ilustres nesses 150 anos de Ubá. “Ozanam Coelho: um Ubaense a Serviço de Minas” conta com um grande acervo de fotos e vídeos que narram a trajetória política e educacional deste que inspirou o nome da faculdade. A abertura da exposição contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar.

Estiveram presentes as autoridade, repreentantes de entidades ubaenses e os estudantes, que prestigiaram a abertura da exposição.

O Diretor Geral da FAGOC, Marcelo Andrade, disse que a exposição vem consagrar o sucesso da faculdade nesses dez anos de história: “A exposição partiu da iniciativa da própria mantenedora, com apoio especial do Daniel [Coelho], que é neto, e é uma forma de homenagear aquele a quem a faculdade deve o seu nome, lembrando da importância da história de Ozanam Coelho”, reforça Marcelo, que têm expectativas favoráveis em relação aos novos cursos que aguardam a autorização das instituições competentes para serem iniciados.

Saulo Coelho, filho de Ozanam Coelho, ressalta que a exposição merece uma atenção especial no que tange a importância que o ex-governador Ozanam Coelho dava à educação. “Ele tinha uma verdadeira paixão pela educação. É nossa a responsabilidade de resgatar tudo o que ele fez de bom para nossa cidade, pois é muito mais fácil lembrar-se de um jogador famoso que jogava no Guará do que de um político influente e atuante na educação do país”, disse o filho de Ozanam Coelho. Saulo conta ainda que a faculdade partiu de uma concessão dada a Roberto Barbieri, que o procurou, no tempo em que ainda era deputado, propondo uma parceria da qual nasceria a FAGOC. “Assim iniciamos os trabalhos com um grupo que foi se modificando naturalmente e que, hoje, conta com um grupo eficiente e seguro”,afirma Saulo.

A faculdade está com os projetos para os novos cursos bem adiantados, empenhando-se, também, na construção de uma área dedicada às atividades do curso de Educação Física, com piscinas e campos para variados esportes. “Eu tenho uma vontade danada de ver a FAGOC disputando campeonatos por esse Brasil todo”, disse Saulo Coelho.

A estudante do 2º período do curso de Ciências Contábeis, Lana Maria, disse que o material exposto retrata não só a vida de Ozanam Coelho, mas, acima de tudo, todo um contexto histórico, que envolve a nossa cidade. “É muito importante que nós, estudantes, divulgássemos e apoiássemos essa exposição, pois o valor cultural que se obtém com esses eventos nenhum livro vai ensinar. É muito bom aprender através de fotos, vídeos e outros recursos audiovisuais”,afirma a estudante.

O neto de Ozanam Coelho, Daniel Coelho, emocionou-se ao ver exposto a história de seu avô. “Eu senti o peso da responsabilidade e alegria de ver que o caminho do bem também prevalece. Homens que mostraram para nós que o caminho da honradez, da ética, da honestidade, leva ao melhor lugar de todos, que não é o lugar material, mas é o lugar da tranqüilidade, da paz, e o lugar da herança mais importante que você pode deixar para um filho, que é um bom nome, uma boa educação. Por isso agradeço a Deus e a todos os ubaenses que acolheram a mim e à minha família”, agradece Daniel.

Na oportunidade, Daniel falou dos projetos e investimentos que o grupo diretor da faculdade pretende implantar ao longo desse ano. “A FAGOC é um projeto de longo prazo, em que todos os mantenedores acordaram que cada centavo investido aqui dentro fosse revertido para o bem da própria instituição. Uma instituição desse porte tem que ter vida própria. Ela tem que fazer o que ela se propôs a fazer, que é levar a educação superior àqueles que não tinham condições de manter um curso superior, por isso a FAGOC busca tornar os preços mais acessíveis aos estudantes, valorizando o professor, investindo em infra-estrutura e na qualidade do ensino”,afirmou Daniel Coelho.

A exposição estará aberta ao público no horário de 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira, e de 13h às 17h, aos sábados e domingos, na Biblioteca Antônio Olinto, no Campus da FAGOC.


Texto:
Diego Muzitano, Josiane Raimundo e Rui Gonçalves Leite
Fotos:Albert Souza