UNIFAGOC

Fagoc entra para o grupo das Instituições de Ensino Superior referências no Brasil

Publicado em 25/11/2010
por Developer Unifagoc




Coordenador do curso de Comunicação, Raul Carneiro Filho, comemora os excelentes resultados



O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente, para as Instituições de Ensino Superior, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizado em novembro do ano passando, onde a Fagoc participou com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social.

O ENADE tem como principal objetivo avaliar o rendimento dos alunos – ingressantes e concluintes – dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Cada grupo de cursos escolhidos é avaliado trienalmente. .

Até pouco tempo, as Comissões do MEC avaliavam os cursos somente quanto ao corpo docente, infra-estrutura e projeto pedagógico. Agora, além das avaliações in-loco, ou seja, na faculdade, existe o ENADE, que é uma avaliação completa e profunda. .

A edição de 2009 do ENADE avaliou 14 cursos de bacharelado e 7 tecnólogos. Ao todo foram cerca 6.804 cursos avaliados em todo o Brasil, num total de 650 mil estudantes universitários. Ainda de acordo com o resultado, menos de 5% das instituições avaliadas conquistaram a nota máxima (5) e a Fagoc é uma delas! A instituição conquistou a nota máxima no curso de Comunicação Social. .

Vale destacar ainda que somente 10 instituições privadas possuem a nota máxima do ENADE. Esse resultado, além de colocar a Fagoc entre as IES referências no Brasil, faz ainda com que sejam viabilizados os processos de renovação de reconhecimento de seus cursos, bem como a liberação de financiamentos estudantis. .

“Quem pretende ser jornalista e busca um curso conceituado tem entre as opções a Fagoc. E nosso curso não é só uma opção. É uma referência. O senso comum não acredita que uma faculdade de uma cidade da Zona da Mata mineira possa ser referência. O imaginário popular conceitua as federais como templos do conhecimento. Mas nosso resultado demonstra o contrário”, destaca o coordenador e professor do curso de Comunicação Social, Raul Carneiro Filho. “O curso de Comunicação Social da Fagoc faz parte agora de um pequeno grupo de excelência. A nota que recebemos significa que nosso norte está correto. Nossos professores, tenho certeza, sentem-se recompensados por este índice. Somos referência agora, o que aumenta nossa responsabilidade e nossa felicidade”, acrescentou. .

Para a jornalista Neilane d’Avilla, graduada este ano e que teve a oportunidade de fazer o ENADE a nota obtida é motivo de muito orgulho. “Esse é um fato inédito e que foi conquistado com muita dedicação. Sinto-me muito feliz em fazer parte desta história. A nota da Fagoc no ENADE vem provar que uma faculdade particular tem sim um ótimo projeto pedagógico”. .

Para alcançar o melhor resultado, os alunos das turmas de 2006/2010 e 2009/2013 passaram por atividades relacionadas ao Exame, contando com provas simuladas e quiz com questões anteriores do ENADE. Literalmente, puderam ver que o monstro do ENADE (interpretado pelo professor e orientador das atividades preparatórias, Robson Terra) não era tão mau quanto pensavam. .

Além da nota 5 do curso de Comunicação, a Fagoc conquistou também a média 3 com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, o que vem reforçar o empenho e a dedicação de toda a comunidade acadêmica, professores e colaboradores da instituição para que os melhores resultados sejam sempre alcançados. A Fagoc trabalha para oferecer um ensino de qualidade formando profissionais competentes! .

Os resultados do ENADE 2009 serão divulgados para o público externo a partir do dia 3 de dezembro e poderão ser conferidos em www.inep.gov.br/.

Parabéns a todos pela conquista!!!!!