UNIFAGOC

Fagoc forma 68 crianças pelo projeto de Inclusão Digital

Publicado em 28/09/2005
por Developer Unifagoc

Aconteceu no último sábado, 24 de setembro, mais uma formatura do curso de Inclusão Digital promovido pela Fagoc. No total, 68 crianças, de 08 a 15 anos, receberam seus diplomas, no pátio coberto do campus da faculdade.

A cerimônia começou às 9h, com a execução do Hino Nacional. A mesa solene estava composta pelo Diretor de Marketing, Daniel Coelho, pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Clécio Giorni, pelo Coordenador do curso de Inclusão Digital, Luciano Barbosa, e pelo Coordenador do Projeto Despertar em Ubá, Capitão Gibran Condé Guedes, do 21º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

No momento em que os formandos recebiam o diploma das mãos de Luciano Barbosa, assinavam a lista de presença. Os alunos que participaram, no primeiro semestre de 2005, aprenderam sobre os sistemas operacionais Windows e Linux, internet, edição de textos e de planilhas eletrônicas, durante quatro meses. Eles foram cadastrados através das ações do “Projeto Despertar”, projeto da Policia Militar com o auxilio de entidades parceiras, como a Fagoc.

Presentes à cerimônia estavam parentes e amigos dos formandos. Emocionados, alguns pais foram até a mesa para agradecerem a oportunidade de inclusão digital. “Agradeço a todos da Fagoc que deram a meu filho a oportunidade de estudar informática. Ele não sabia nada dessa área antes, agora tenho certeza que ele irá ter uma chance de conseguir um bom emprego. Estou muito feliz neste dia”, afirmou a dona-de-casa Maria de Lurdes Baião.

Para os formandos, o curso de inclusão digital foi uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Achei muito bom o curso porque aprendi a mexer no computador. Não conhecia nada nesse ramo, já estou com saudades”, destacou a estudante Jéssica Cardoso, de 14 anos. Jéssica Gomes da Silva, 15 anos, também divide a mesma opinião. “Adorei ter aprendido coisas novas. Pretendo aprimorar ainda mais, fazendo outros cursos que a Fagoc abrir para nós. Quero no futuro ser administradora de empresa, por isso quero estar bem preparada”, afirmou Jéssica.

Outro aluno que também concluiu o curso foi o estudante Iago Marques Ribeiro, de 8 anos. Sem muitas palavras para descrever o que sentia, Iago ressaltou: “Nunca fiz um curso tão legal. Estou com saudades de tudo que vivi”, declarou o pequeno Iago.

Os professores são estudantes do curso de Ciência da Computação da Fagoc. Atualmente, a equipe é formada por 14 instrutores. “É muito gratificante ver a formatura dessas crianças, porque eu via que eles realmente estavam a fim de aprender e sei que tiraram bastante proveito disso tudo. Tenho alguns ex-alunos que me ligam e outros que chegam até a ir na minha casa. Todos têm uma consideração muito grande por mim”, ressaltou Cláudia Caroline, estudante do 2º período de Ciência da Computação.

Neste semestre, foram abertas, dia 12 de setembro, mais duas turmas, com 64 alunos, sendo uma para crianças com até 14 anos e outra com jovens de até 17 anos. A seleção aconteceu a partir da ação social no bairro São Domingos, ligada ao “Projeto Despertar”.

O projeto de Inclusão Digital da Fagoc foi idealizado pelo diretor geral Marcelo Andrade e é realizado há 3 anos, com aulas de informática ministradas gratuitamente nos laboratórios da faculdade, para crianças e jovens de comunidades carentes de Ubá.

Diretor e coordenador da Fagoc comentam sobre o curso de Inclusão Digital

Presente à cerimônia, o Diretor Administrativo e Financeiro da Fagoc, Clécio Giorni (foto ao lado), para quem a importância de projetos sociais é o compromisso da Fagoc com a comunidade. “Queremos que nossa estrutura, que a educação fornecida aos nossos alunos, sejam aproveitadas. Queremos dar oportunidades para jovens que não teriam condições de ingressar em cursos de qualidade”, destacou Clécio. E completou: “o curso torna possível aos jovens carentes da cidade, estarem capacitados para iniciar sua vida profissional, sua vida de cidadania. É importante para a Fagoc assumir o destino desses jovens nesse país”, disse.

Pela terceira vez a Fagoc realizou mais uma formatura do projeto de Inclusão Digital. Com o auxílio dos estudantes de Ciência da Computação, mais de 200 jovens passaram pelo curso. Para o coordenador Luciano Barbosa, todos saem ganhando. “A sociedade sai ganhando porque oferecemos a jovens carentes a oportunidade de fazer um curso de informática de qualidade. Nossos alunos da Fagoc têm a chance de sentir como é o trabalho de ser professor, alunos que fazem esse trabalho voluntariamente. Muitos deles acabam decidindo que querem lecionar e seguem adiante”, destacou Luciano.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.