UNIFAGOC

Fagoc forma em setembro mais quatro turmas do curso de Inclusão Digital

Publicado em 18/08/2005
por Developer Unifagoc

No total, 68 alunos da comunidade ubaense irão receber os diplomas do curso de “Inclusão Digital”, na formatura que acontece no próximo dia 17 de setembro, sábado, a partir de 9 horas.

Os alunos formandos tiveram aulas nos quatro últimos meses, ministrados pelos monitores que são alunos do curso de Ciência da Computação. A direção da faculdade espera mais de 200 pessoas para a cerimônia, que acontece no pátio coberto atrás da biblioteca, no campus da Fagoc.

O objetivo do curso de “Inclusão Digital” é proporcionar aulas gratuitas de iniciação à informática para crianças carentes. A seleção dos alunos formandos foi feita pela Associação de Moradores do Bairro Pires da Luz, através dos líderes comunitários.

Os alunos têm idade entre 12 e 15 anos e estudam em escolas públicas localizadas nas proximidades da Fagoc. São crianças que, até então, não tiveram a oportunidade de aprender informática.

Foram quatro turmas de aproximadamente 20 alunos cada, com aulas de terça à sexta, de 13h30min às 15h e 15h30min às 17h. O curso foi dividido em dois módulos: o primeiro, com aulas sobre o Sistema Operacional Windows, Linux e internet. No segundo, edição de textos e planilha eletrônica.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Eugênio de Castro Barbosa, o principal objetivo do projeto é incluir estes jovens na “sociedade digital”. “Com este projeto, proporcionamos aos jovens carentes ter aulas de informática em uma instituição de ensino superior de alta qualidade. A maioria deles não teria condições de ingressar num curso de informática da cidade. É uma oportunidade de conhecer o mundo digital”, ressaltou Luciano.


A monitora Thaís de Azevedo Pacienza (foto ao lado) descreve a sensação de ministrar as aulas para crianças inclusas no projeto. “Gostei muito da experiência de ensinar informática para crianças. Espero que a próxima turma tenha a mesma garra de aprender quanto à última. Estou muito satisfeita com os alunos que estão formando, pela grande vontade de aprender. Já sinto saudade deles”, afirmou Thaís.

“Muito gratificante”, assim o monitor Elbert José Batista resumiu o resultado de um trabalho de quatro meses do curso de “Inclusão Digital”. Para ele, o melhor é ver as crianças dominando o que foi ensinado, estando sempre atentos na tela do computador. “Para eles o computador é um objeto deslumbrante. Ficam horas sem piscar na frente dele. Era um mundo que não conheciam e que agora começam a dominar”, destacou Elbert.


Alunos do curso “Inclusão Digital” se despedem das aulas

No final do curso, os alunos se despedem das aulas e mostram a expectativa de trabalho com o certificado nas mãos. Para a estudante da Escola Estadual Lívio de Castro Carneiro, Fernanda Marcelina Alves, de 13 anos (foto ao lado), o curso foi uma grande oportunidade. “Eu resolvi fazer esse curso pra aprender mais. Nunca tinha mexido com computador e agora sei entrar na internet. A internet me ajuda nas pesquisas da escola. Também gosto de conversar com outras pessoas pelo bate-papo do UOL. Quando quiser arranjar um trabalho, vou ter o certificado desse curso, que pode me ajudar”, destacou Fernanda.


Outro estudante que também comentou o resultado do curso foi o aluno Escola Estadual Padre
Joãozinho, na Cohab, Flávio Pereira, de 15 anos (foto ao lado). “Foi o melhor curso que eu já fiz. Aprendi um monte de coisas. A internet vai me ajudar na escola”, destacou Flávio que mora no bairro Pires da Luz.

Próximo bairro atendido será o São Domingos

Depois da formatura dos 68 alunos que participaram do curso de inclusão digital, serão abertas mais 80 vagas para crianças carentes do bairro São Domingos que ainda tiveram oportunidade de aprender informática.

A seleção será feita pela Associação de Moradores do bairro, dividida em quatro turmas de vinte alunos cada. As aulas para as crianças inscritas estão previstas para começar no dia 06 de setembro, com duração de quatro meses.

Saiba mais sobre o curso de “Inclusão Digital”

O curso de “Inclusão Digital’ abriu as primeiras turmas em abril de 2003, com duração de quatro meses cada turma. A oportunidade foi dada aos alunos carentes de escolas públicas, com idade entre 12 e 15 anos.

O curso tem como principal objetivo inserir crianças carentes no mundo digital. O trabalho social é voluntário e foi idealizado pelo professor e diretor geral da Fagoc, Marcelo Oliveira Andrade.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.