UNIFAGOC
FAGOC forma segunda turma do curso de Inclusão Digital
Publicado em 07/12/2004
por Developer Unifagoc
Oitenta alunos da comunidade ubaense receberam diplomas do curso de “Inclusão Digital” no último dia 3 de dezembro. A solenidade aconteceu no salão de multimeios da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. Estiveram presentes além dos formandos, os familiares dos alunos que foram homenageados pelo diretor geral da instituição, Marcelo Oliveira Andrade, o diretor de marketing, Daniel Coelho, o diretor administrativo, Clécio Giorni e o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Eugênio de Castro Barbosa.
A cerimônia emocionou os presentes. O pai da aluna Débora Cristina Cruz, Édson Cruz Filho, falou sobre a iniciativa da faculdade e a importância do projeto. “É difícil uma faculdade particular abrir as portas para os menos favorecidos. Nós ficamos muito satisfeitos com a FAGOC, e queremos parabenizar os diretores por essa iniciativa”. Ele admite que, se não fosse essa oportunidade, não teria como pagar um curso desta importância para sua filha. “Eu não tenho condição para pagar um curso extra para meus filhos. Por isso, agradeço em nome de todos os pais”.
Para Maria Serrate Ferreira, mãe da aluna Simone de Fátima Ferreira, 15, a iniciativa da FAGOC, realizou o desejo de sua filha de aprender informática. A aluna, que estuda na Escola Estadual Lívio Carneiro, diz que a oportunidade oferecida vai ajudá-la na escolha da profissão e confessa “eu aprendi muito, era meu sonho”.
O diretor geral da faculdade, Marcelo Andrade, se diz satisfeito com os resultados e afirma ter a sensação de dever cumprido com a sociedade, já que a proposta da instituição foi aceita pela comunidade com sucesso. Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Eugênio, o grande êxito é dos alunos e das monitoras que ministraram o curso.
De acordo com Luciano, o projeto continuará no próximo semestre. “Estamos melhorando e vamos estender ainda mais o número de vagas. Tivemos oitenta alunos formados. Para o próximo curso queremos uma turma de cem alunos”, conclui. Já a monitora Gilamara Costa Martins, do sexto período de Ciência da Computação, afirma ter gostado da experiência de ser professora e declara “foi gratificante. Tivemos a oportunidade de ficar do outro lado. Os alunos corresponderam às nossas expectativas e contribuíram para despertar o meu gosto por ensinar. Viviane Urgal, do quarto período, concorda com Gilmara e acrescenta “adorei o contato com os alunos. Penso em concluir o curso e fazer mestrado para dar aulas na faculdade”. As monitoras ainda aconselham os colegas de curso a participarem desse projeto e explicam que esse tipo de experiência é muito importante porque, além de ser gratificante, proporciona a prática do conteúdo aprendido em aula, dando maior segurança para entrarem no mercado de trabalho.
O curso de “Inclusão Digital’ teve início em 17 de agosto de 2004, com duração de quatro meses. A oportunidade foi dada aos alunos de escolas públicas, com idade entre 12 e 15 anos. Participaram do projeto a Escola Estadual Camilo Soares, Escola Estadual Senador Levindo Coelho, Escola Estadual São José e Escola Estadual Padre Joãozinho. O trabalho social é voluntário e foi idealizado pelo professor Marcelo Oliveira Andrade.
Sandra Marques
Monitora da Agência de Notícias da FAGOC
