UNIFAGOC
Fagoc inicia pesquisa de mercado para o curso Design de Moda
Publicado em 15/05/2006
por Developer Unifagoc
A Faculdade Ubaense Governador Ozanam Coelho (Fagoc) irá realizar a partir do dia 16 de maio uma Pesquisa de Mercado para saber qual é o interesse de estudantes e empresários ubaenses para que se tenha uma faculdade de Design de Moda na região.
A pesquisa já está formatada e, de acordo com um dos coordenadores, o diretor pedagógico da Fagoc, Marcelo Andrade, ela é uma exigência do Ministério da Educação para a implantação do Curso, com início previsto para janeiro de 2007. “São perguntas simples, mas que mostrarão qual o perfil do estudante ubaense: os cursos superiores que pretendem fazer e também o que acham de uma faculdade de Design de Moda em Ubá”, explicou.
As perguntas referem-se ao sexo; idade; curso de interesse; curso para o qual irá prestar vestibular; valor máximo que pode pagar por uma mensalidade; disponibilidade; entre outros itens. Estes resultados serão importantes para o processo de implantação do curso de Design na faculdade. Através deles, será possível estabelecer quantas turmas deverão ser abertas, qual é o público alvo, valor das mensalidades e como os empresários do setor de confecção irão ajudar neste processo.
A Pesquisa de Mercado da Fagoc será realizada por um grupo de universitários da própria instituição que percorrerá escolas de Ensino Médio, cursinhos, empresas de confecção de Ubá e região e também empresas do comércio que tenham o seu ramo de atividade na confecção. Todos os estudantes estarão devidamente identificados como colaboradores da Faculdade.
“Como a solicitação de implantação do curso faz parte das Ações do Pólo de Confecções de Ubá e Região, a participação dos empresários será essencial. Precisamos que eles recebam bem os nossos pesquisadores e forneçam o máximo de informações”, justificou o diretor.
A Associação Comercial e Industrial de Ubá (ACIUBÁ) será colaboradora na pesquisa, ajudando na divulgação e também direcionando os universitários às empresas. O presidente Marcos Reyny Figueira da Silva reforçou o pedido do diretor, acrescentando que “a partir destes dados é que saberemos realmente o interesse dos empresários no Curso, então peço a colaboração de todos neste trabalho da faculdade”.
Além do diretor pedagógico, são coordenadores da Pesquisa de Mercado os diretores Clécio Giorni, Ricardo Couto e Daniel Coelho. A supervisão é do coordenador do Curso de Comunicação Social, Geraldo Magela.
PIONEIRISMO
Ubá poderá ser a quinta cidade a ter um curso de Design de Moda do Estado de Minas Gerais, e a pioneira na região da Zona da Mata, já que Minas possui apenas quatro instituições com o curso: duas em Belo Horizonte e uma em Divinópolis e Uberlândia. No total, o Brasil possui hoje 29 cursos superiores de Design de Moda registrados no Ministério da Educação.
A idéia de se montar um curso de Design de Moda no município surgiu nas reuniões do Pólo de Confecções de Ubá e Região, através da vice-presidente da ACIUBÁ, Cláudia D’Ávila, que disse acreditar que o curso trará profissionalismo a todas as confecções participantes do Pólo, além de gerar mais emprego e renda ao setor.
Ao ingressar no curso, o aluno será capacitado “com o suporte de modernos laboratórios de informática, teciteca, atelier de moda, oficinas e laboratórios de serigrafia, além de fotografia e vídeo”, explicou o diretor Marcelo Andrade, que foi o responsável pela formatação da grade inicial. Marcelo disse ainda que o objetivo da faculdade é inserir o futuro designer nas indústrias, com o foco na realidade das empresas do Pólo, mas capacitado-o também a buscar novos mercados.
A Fagoc está responsável pelo custeio e desenvolvimento do projeto pedagógico, infra-estrutura para a instalação dos laboratórios e construção de salas de aula, além dos investimentos na biblioteca e nos laboratórios de informática.
A ACIUBÁ está realizando um cadastro de interessados, que receberão informações e convites para participar das reuniões de implantação do Curso, realizadas entre a Entidade, Fagoc e empresários.
Esse cadastro é apenas uma amostragem quantitativa dos interessados, feita pela Associação Comercial, não interferindo na concorrência dos demais candidatos que se inscreverem para o processo seletivo, quando forem abertas as inscrições pela faculdade.
Mais informações no site www.aciuba.com.br, no link Design de Moda.
Léo Mendes – 5º Período de Jornalismo
