UNIFAGOC

Fagoc participa das atividades da Semana de Conscientização da Igualdade Racial

Publicado em 19/11/2009
por Developer Unifagoc


Na noite desta quarta-feira (18) a Fagoc e entidades de Ubá, Muriaé, Leopoldina, Tocantins e Piraúba se reuniram no Plenário da Câmara dos Vereadores para debaterem assuntos relacionados às políticas públicas ligadas a igualdade racial no Brasil. A instituição foi representada pelo Coordenador do Centro Avançado Fagoc (CAF), Leonardo Gomes e contou também com a participação da Professora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, Taís Alves.


Para orientar as discussões, os participantes ouviram as explanações feitas por Nuno Coelho Alcântara Júnior, Coordenador Nacional dos Agentes de Pastoral Negros. O palestrante falou sobre os desafios encontrados pelos negros ao longo da história e a forma como vêm vencendo-os. Ele esclareceu também as propostas do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em setembro pela Câmara dos Deputados.


Nuno ressaltou a importância dos negros na construção da história do País destacando suas contribuições em todos os aspectos e lamentou o fato de que essa participação não tenha recebido o merecido reconhecimento, mas em contrapartida comemorou o fato dos negros estarem ocupando cargos cada vez mais importantes. “Os números demonstram que os negros são tão capacitados quanto os brancos. Todos nós temos as mesmas condições de chegar a níveis cada vez mais elevados. Quando o negro tem a oportunidade ele mostra do que é capaz”, reforçou.


Para Leonardo Gomes, é de suma importância que a Fagoc participe de eventos como esse, promovido pela Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade, pois ajuda a conhecer novas realidades e ideais que podem fazer parte da instituição. “Para nós é muito gratificante ter a oportunidade de fazer parte desse processo de transformação e ajudar, de certa maneira, que todos possam garantir seu espaço, no nosso caso através do ensino”, destacou.


As atividades da Semana de Conscientização da Igualdade Racial tiveram início no domingo (15) como ações no Bairro São Domingos e se estende até a próxima sexta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra.