UNIFAGOC
Fagoc participa do desfile de 07 de setembro, patrocinando blusas para 100 crianças
Publicado em 13/09/2005
por Developer Unifagoc

A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (Fagoc) marcou presença no desfile cívico do dia 7 de setembro, na última quarta-feira. Cerca de 100 crianças, alunos de escolas municipais de Ubá, desfilarem com camisas cedidas pela Fagoc, com uma homenagem da instituição ao escritor Antonio Olinto. Nas costas da blusa, estava estampada a frase do acadêmico: “A educação é a base de toda a vitória, de qualquer avanço, de uma vida feliz”.
O tema do desfile desde ano foi “A igualdade racial”. A programação foi preparada pela Secretaria de Educação e Cultura, que organizou os desfiles e reuniu os apoiadores. O desfile começou às 7 horas da manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado e do município. Ao som do hino nacional, os presentes fecharam a rua e prestigiaram as apresentações até quase ao meio dia.
No total, 19 entidades participaram ativamente dos desfiles, no dia em que se comemorou os 183 anos de emancipação política do Brasil. Foram escolas municipais, polícia militar, corpo de bombeiros, policia civil, tiro de guerra, bandas de música, integrandes de projetos sociais, Sociedade de Congados, Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos e pelotão de desportistas.
A Chefe da Secretaria de Educação e Organizadora do evento, Elizabeth Barros, agradeceu a participação da Fagoc no momento do cerimonial. “Neste momento quero aproveitar a oportunidade para efetuarmos os mais sinceros agradecimentos à Fagoc e a todas as empresas que contribuíram para que este desfile se tornasse possível”, destacou Elizabeth.
Elizabeth ainda completou: “As instituições que por aqui passaram estiveram, de uma forma ou de outra, em comunhão, com o sentimento de igualdade inter-racial, pressuposto básico para emancipação social daqueles que ainda são discriminados, como os afro-descendentes, ciganos, judeus, mulçumanos, índios… Porque enquanto nosso país apresentar esta desigualdade social que aí se encontra, dificilmente seremos verdadeiramente livres. Afinal somos uma única nação, somos todos brasileiros independentemente de nosso credo religioso ou da cor da nossa pele”, disse.
Para a aluna da escola Professora Antônio Araújo de Andrade, Curumim I, Carla Pires, de 12 anos, o desfile a fez relembrar das aulas na escola. “Eu sempre estudei a independência do Brasil. Nunca tinha participado do desfile antes, mas agora que estou aqui, vejo que tudo que os professores falam está diante dos nossos olhos. Queria viver num lugar onde não houvesse discriminação e todos fossem tratados como iguais”, ressaltou Carla, que vestia a camisa doada pela Fagoc.
Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.
