UNIFAGOC

Fagoc promove comemoração ao Centenário do escritor ubaense Antonio Olinto

Publicado em 07/03/2019
por Developer Unifagoc

 

Centenário de nascimento do escritor ubaense e membro imortal da Academia Brasileira de Letras, Antonio Olinto, é celebrado com concursos culturais e reedição de livro escrito em sua homenagem. ? Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

 

A Fagoc, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubá e da Superintendência Regional de Ensino, prepara uma série de ações em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019.

 

Entre as atividades, estão previstos concursos culturais para alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Ubá de escolas públicas e privadas. Os estudantes terão o desafios de produzir poesias, fotografias e até narrativas para histórias em quadrinhos baseadas nas obras de Antonio Olinto. O resultado será divulgado no dia 10 de maio – data exata do centenário – durante uma solenidade realizada na Fagoc.

 

Os trabalhos premiados serão reunidos em uma exposição realizada em setembro, mês que marca 10 anos da morte de Olinto. Na ocasião, será lançada a segunda edição do livro “São eu, estas coisas”, de autoria da professora da Fagoc Cláudia Condé, que traz histórias do escritor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras.

 

Além de homenagear Antonio Olinto, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade à obra do autor tanto no ambiente acadêmico da faculdade quanto na comunidade, a fim de destacar sua importância para o engrandecimento da Língua Portuguesa e da cultura mineira.

 

 

A Professora Cláudia Condé ao lado de Antônio Olinto no lançamento da 1ª edição do livro ?São eu, estas coisas?, em 2009. ? Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

A Professora Cláudia Condé ao lado de Antônio Olinto no lançamento da 1ª edição do livro “São eu, estas coisas”, em 2009. — Foto: Arquivo Núcleo de Comunicação Fagoc

 

“O ilustre ubaense Antônio Olinto merece todos os nossos aplausos e todas as nossas homenagens, por ser um dos mais notáveis escritores brasileiros, figurando entre os mais importantes intelectuais do país e do mundo. Traduzido em mais de 35 idiomas, Olinto contribui, dessa forma, para divulgar nossa cultura, nossa literatura e nossa gente em todos os cantos do mundo”, afirma Cláudia, que é uma das organizadoras das comemorações.

 

A comemoração do centenário de nascimento de Antonio Olinto também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Fagoc. O autor prestigiou várias atividades da instituição de ensino, cuja biblioteca tem o seu nome. “Nada mais natural que se reforce a parceria estabelecida entre o escritor e a entidade”, defende Cláudia.

 

Outras informações sobre essas iniciativas bem como o edital dos concursos serão divulgados no site da Fagoc em breve.