UNIFAGOC
Fagoc promove homenagem no Dia do Contabilista
Publicado em 03/05/2006
por Developer Unifagoc

Homenageados da noite e diretores da Fagoc
A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho comemorou o Dia do Contabilista, 25 de abril, homenageando pessoas que já fizeram, ou ainda fazem, muito pelo setor contábil de Ubá e região. O troféu levou o nome de Roberto Soares de Souza Lima, contabilista falecido em janeiro deste ano. Os homenageados da noite foram: Pedro da Motta, José Xavier Gomes, Ulisses de Lucca e a viúva do senhor Roberto, Dalva Maria de Souza Lima.
A comemoração contou com a presença dos diretores da Fagoc, da Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Sandra Maria de Carvalho Campos, alunos de Ciências Contábeis e familiares dos homenageados.
A conselheira do Conselho Regional de Minas Gerais disse que a contabilidade é o centro de tudo. “Em tempos de crise, a transparência é fundamental”. Para ela, “a contabilidade é o espelho da empresa e afirma sua legalidade”.
O diretor geral da Fagoc, Marcelo Andrade recepcionou os convidados e falou da importância do curso de Ciências Contábeis para a faculdade, lembrando alguns projetos a serem desenvolvidos.
O coordenador do curso de ciências contábeis, professor Wilderson Cardoso, disse que a homenagem foi uma forma de mostrar aos estudantes que a experiência é fundamental para a formação do contabilista. Ele ressaltou, ainda, a relevância desse profissional nos tempos atuais. Segundo o professor Wilderson, é muito importante para os estudantes esse contato direto com quem já tem experiência e conhece a profissão há muito tempo.
Durante a entrega dos troféus os homenageados contaram um pouco de sua história profissional. Para José Xavier Gomes, a profissão de contabilista nunca acabará. “Se acabarem os contadores, as empresa e o comércio acabarão também, porque é o contador que diz ao empresário no fim do mês se sua empresa obteve lucro”.
A filha de “Roberto Soares de Souza Lima”, Daniela Soares, agradeceu a homenagem em nome da família e reafirmou para os estudantes a necessidade de se praticar a contabilidade. Pedro da Motta também agradeceu a homenagem e disse ter ficado muito feliz pela lembrança de seu nome.
Os homenageados:
Pedro da Motta
Pedro da Motta nasceu em Mercês, Minas Gerais, em 1929. Mudou para Ubá em 2 de julho de 1949, para continuar seus estudos. Trabalhou em dois bancos. Em 30 de setembro de 1953, casou-se com Maria Therezinha Fagundes Mota. O casal teve três filhos: Rita de Cássia, Círcea e Marcus Vinícius. Fez o curso técnico de Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio de Ubá, sendo diplomado EM 1960. Montou seu próprio escritório de contabilidade empresarial em 1º de janeiro de 1968, denominado M & M Contabilidade e Auditoria Ltda, à rua Coronel Júlio Soares.
Em janeiro de 1970, ele e sua esposa Maria Therezinha resolveram prestar vestibular para Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Viana Júnior, em Juiz de Fora. Formaram em Direito em 1974, unindo, assim, a prestação de assessoria de contabilidade e de advocacia; o que faz até hoje.
José Xavier Gomes
Foi contador em Ubá por mais de 35 anos. Fundou a segunda empresa de contabilidade do município. Criou a Associação de Contadores de Ubá, sendo o primeiro presidente. Foi sócio-fundador da Academia Ubaense de Letras, vereador por duas legislaturas, comerciante, industrial, presidente da Associação dos Empregados do Comércio, presidente da Associação Comercial e Industrial. Atualmente é colaborador dos jornais da cidade.
Ulysses de Lucca
Fez o curso técnico em contabilidade na escola de comércio de ubá, formando-se em 1953. Foi diretor do Ubá Tênis Clube. É casado com Terezinha Tavares de Lucca e tem quatro filhos: Carla, Cristine, Marcos Ulysses e a caçula, Luciana.
Até aos 17 anos, de idade, trabalhou na agricultura e no comércio de seu pai. Depois dos 18 anos abraçou a carreira de contabilista, tendo como o primeiro emprego o escritório de José Xavier Gomes. Mais tarde, aos 28 anos, fundou o seu próprio escritório de contabilidade. Em 1972 fundou a empresa EORC Serviços Contábeis LTDA, tendo como sócio seu irmão Juscelino de Lucca, em funcionamento na Avenida Cristiano Roças. Atualmente está no ramo imobiliário.
Roberto Soares de Souza Lima
Concluiu o curso técnico de contabilidade em dezembro de 1969, na Escola Técnica de Comércio de Ubá. Aos 10 anos mudou-se para a rua Coronel Júlio Soares, onde posteriormente reconstruiu sua casa e residiu até os últimos dias de vida. Casou-se com Dalva Maria de Souza Lima, em1974 e teve três filhos.
Roberto trabalhou como auxiliar de escritório em Ubá, mas foi em 1973, que realizou o sonho de ter seu próprio negócio. Nascia a Orcol Organização Contábil Ltda, que se tornou referência em serviços de contabilidade ao longo dos últimos 32 anos. Ele faleceu em janeiro deste ano.
Jadna Costa – monitora da ANF
