UNIFAGOC

Fagoc realiza campanha de prevenção contra nova gripe

Publicado em 04/08/2009
por Developer Unifagoc



















Atenta ao bem-estar de seus alunos, professores e colaboradores, a Fagoc, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (3) uma campanha para a prevenção da nova gripe presente em todo o mundo, a Influenza A (H1N1).


A instituição distribuiu materiais explicativos trazendo respostas para as principais dúvidas sobre a doença. Além disso, as técnicas de enfermagem Adelizete Guimarães e Maria das Dores Maurício estiveram à disposição para demais esclarecimentos.


Para Wanderleya Pereira, aluna do 6º período de Ciência da Computação, esta iniciativa da Fagoc é muito importante e ajuda a trazer à tona informações que os jovens também não sabiam. “Eu achei realmente muito bom esse contato. Pude esclarecer uma série de coisas e ficar mais bem informada”, declarou Wanderleya. Renan Martins, também aluno do 6º período de Computação, concordou com a jovem e acrescentou que “através deste contato foi possível perceber que, embora seja sim um caso que mereça total atenção, a nova gripe pode ser prevenida com alguns cuidados básicos, não sendo assim tão radical como algumas pessoas pensam”.


De acordo com as técnicas Adelizete e Maria das Dores, embora o contato dos jovens ainda ser bastante tímido, eles têm se preocupado bastante com essa questão e buscam se informar sobre o que deve ou não ser feito.


A Fagoc instalou também em todos os banheiros sprays de álcool para ajudar na higienização das mãos, uma das mais importantes ações contra a Influenza A (H1N1). O álcool ajuda no processo de evolução do vírus, uma vez que inibe sua ação, chegando a matá-lo.


Medidas simples para se prevenir da gripe:


1 – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.


2 – Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.


3 – Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.


4 – Pessoas com qualquer gripe não devem frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.


5 – Procurar logo uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1) para diagnóstico e tratamento adequados.


6 – Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.


Outras informações acesse www.saude.gov.br ou ligue para 0800 61 1997.