UNIFAGOC
FAGOC recebe Luís Carlos Prestes Filho
Publicado em 15/04/2008
por Developer Unifagoc
                    					A convite do curso de Comunicação Social da FAGOC/Habilitação Jornalismo e da Agência de Notícias da FAGOC (ANF), o cineasta, professor, escritor e desde 2003 superintendente de Economia da Cultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (SEDE), Luís Carlos Prestes Filho estará na FAGOC nesta quinta-feira, 17, quando às 16h dará uma coletiva de imprensa e também receberá alunos da faculdade e público em geral para um encontro, na Biblioteca Antônio Olinto.
O filho de Luís Carlos Prestes, um dos maiores símbolos dos ideais da revolução socialista no Brasil, falecido em 1992, aos 92 anos, estará em Ubá onde participa nesta quarta-feira e quinta-feira do I Seminário sobre o Carnaval de Ubá, na sede da Associação dos Empregados no Comércio de Ubá, à Avenida Cristiano Roças, número 150, Centro, às 18h, uma iniciativa da Câmara dos Vereadores e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Professor do curso de Jornalismo da FAGOC, Raul Carneiro acredita que ida de Luís Carlos Prestes Filho ao campus será uma oportunidade ímpar para a discussão de temas importantes, como cultura e política. “O encontro com ele vai permitir, entre outras coisas, estreitar as relações entre alunos, professores, coordenação, mídia e comunidade, uma interação como instrumento de inclusão e aprendizagem”, disse o professor, informando que o convidado fará ainda a apresentação de um documentário dirigido por ele em que traça um perfil da gestão da música.
SAIBA MAIS – Formado pelo Instituto de Cinema de Moscou, onde cursou mestrado em Arte Cinematográfica, Luiz Carlos Prestes Filho é diretor e roteirista de filmes-documentários. Foi fundador do Cine Imaginário, jornal especializado em cinema brasileiro, publicou livros pelas editoras Record, Rocco e Topbooks. Escreveu livros como Economia da Cultura, a Força da Indústria Cultural no Estado do Rio de Janeiro e Cadeia Produtiva da Economia da Música. Em 2006/2007 realizou o estudo da Cadeia Produtiva das Economias do Carnaval. O livro sobre o tema será lançado no segundo semestre de 2008.
Neste ano iniciou o estudo da Cadeia Produtiva da Economia do Artesanato. Atualmente dirige o Núcleo de Estudos da Economia da Cultura do Instituto Gênesis / Incubadora de Empresas Culturais/PUC-Rio. É coordenador e professor do MBA de Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes e vice-presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural. Desde 2003 ocupa o cargo de superintendente de Economia da Cultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (SEDE).
SEMINÁRIO
O I Seminário sobre o Carnaval de Ubá tem como público-alvo os representantes das agremiações carnavalescas (escolas de samba e blocos caricatos) e o público em geral interessado em discutir o tema e apresentar propostas para resgatar do carnaval da cidade. Além de Luís Carlos Prestes Filho, participam do evento os palestrantes Clarissa Alvez Machado, atualmente jornalista da Hope Consultoria, que presta serviços à Petrobrás na área de Tecnologia da Informação e voluntária do projeto “Viva o Compositor”, no Rio de Janeiro, José Geraldo dos Santos, empresário e diretor-presidente da micareta Sanatório Geral, Evandro Albuquerque de Andrade, professor, filósofo e coordenador do Colégio Sagrado Coração de Maria de Ubá, e Nilton Alexandre, membro coordenador do carnaval da cidade de Rio Novo, exemplo de carnaval de rua na região da Zona da Mata mineira.
  Agência de Notícias da Fagoc (ANF) 
Coordenador: Artur Moreira (Mtb: 2.579) 
Monitores: Daniela Durigueto e Rafaela Namorato 
 
Faculdade Ubaense Ozanam Coelho 
Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20 
Bairro Seminário – Ubá – MG – 36500-000 
Mais informações: (32) 3539 5600 
 
www.fagoc.br  
