UNIFAGOC
FAGOC reinaugura gruta do antigo seminário
Publicado em 15/08/2003
por Developer Unifagoc
A Faculdade Ubaense Ozanam Coelho convida toda a comunidade de Ubá para a reinauguração da gruta do antigo seminário, que será realizada no próximo sábado, dia 16 de agosto, às 9h. Para a cerimônia, está prevista a Consagração de Nossa Senhora pelo Padre Semer, pároco da Igreja de São Sebastião.
O local, construído na década de 60 e desativado na de 70, foi cenário de oração, procissões e coroação de Nossa Senhora. Tradição que agora pode ser retomada, já que o espaço será aberto à visitação.
A novidade está agradando os moradores dos bairros próximos à FAGOC que tinham o hábito de freqüentar as atividades religiosas promovidas pelo seminário. É o caso de Maria da Conceição Teixeira que, nos anos 60, dava aulas de catecismo no local onde hoje funciona a FAGOC. “Estamos gostando muito dessa iniciativa”, disse, referindo-se à retomada da gruta. E completa: “Todo mundo tem muita saudade, tem muita afetividade por esse espaço”.
A gruta fica no campus da FAGOC, próximo ao estacionamento principal, e vai abrigar as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. A idéia é reproduzir a cena da aparição da Virgem Maria, em Lourdes, na França. Segundo informações do site Capela de Lourdes (www.capeladelourdes.org.br), Maria se manifestou a Bernadette Soubirous, em 1858, nas margens do Rio Gave, próximo à gruta de Massabielle, arredores de Lourdes. Por meio de Bernadette, Maria chamou os pescadores à conversão. Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadette bem-aventurada e, em 1933, tornou-a santa.
Cor, luz e flores
O espaço em torno da gruta passou por algumas reformas. “A grade e o banco foram pintados e serão instalados holofotes para iluminar as imagens. Ao redor estão sendo plantadas avencas, bromélias, azaléias e orquídeas”, explica Maria Célia Machado, funcionária da FAGOC que está envolvida na recuperação do local. A gruta, toda feita em pedra, precisou apenas de uma limpeza.
Memória
No prédio principal da FAGOC, onde estão instaladas as salas dos coordenadores de curso e a secretaria, funcionava o Prejuvenato do Divino Espírito Santo. Inaugurado em 1956, o seminário foi construído e administrado pela Congregação do Verbo Divino.
Maria da Conceição Teixeira é integrante da família que vendeu a propriedade para a construção do Prejuvenato e ajudava a viabilizar as atividades religiosas no local. “Minha casa era uma extensão do seminário”, diz.
O local era uma referência para a população de Ubá. Quermesses, procissões, missas e aulas de catecismo reuniam moradores da periferia e da comunidade rural. “As missas de domingos eram muito concorridas, tinha muitas crianças no catecismo”, relembra Maria da Conceição.
A gruta foi construída por iniciativa do padre Sílvio Damasceno de Oliveira, que hoje reside em Belo Horizonte. Segundo Maria da Conceição Teixeira, a inauguração foi realizada em 15 de agosto de 1963, dia em que é celebrada a Assunção de Nossa Senhora.
A desativação do seminário aconteceu no início da década de 70, quando a propriedade foi vendida. Maria da Conceição conta que, para dar continuidade às atividades religiosas, os residentes dos bairros Santana e Santa Luzia criaram um grupo de Legião de Maria, o Presidium Porta do Céu. O grupo começou a se reunir na casa dela e depois na residência de sua tia, Edil Carneiro Brandão.
O Porta do Céu existe até hoje e é coordenado por Maria Luzia Brandão Teixeira (presidente), Edil Carneiro Brandão (vice-presidente), Georgina Rezende (tesoureira), entre outras.