UNIFAGOC
Final do ano também é sinônimo de Atividades Complementares
Publicado em 22/10/2007
por Developer Unifagoc
No fim do curso todos os universitários preocupam-se com monografia, convite de formatura, colação de grau, festa, mas um assunto muitas vezes deixado para depois, e de extrema importância, é a Atividade Complementar, essencial nas grades curriculares de qualquer faculdade, inclusive na Fagoc.
Se o aluno não conseguir atingir a meta não recebe o diploma. Além da Prática Profissional Compartilhada, mais conhecida por “estágio”, cada estudante deve ter um número mínimo de horas de atividade complementar, dependendo do plano curricular do curso em que estiver matriculado. Essas atividades não precisam ser feitas necessariamente dentro da faculdade. Por exemplo, um curso de inglês ou a participação em um seminário já valem como atividade complementar. O número de horas específico é avaliado de acordo com o Regulamento das Atividades Acadêmico-científico-culturais da faculdade.
Existem várias regras nessa tabela. Continuando como exemplo um curso de inglês: na tabela da Fagoc, esta atividade é enquadrada na modalidade VII – “Laboratório de informática ou idiomas”. Para cada ano, o estudante pode ganhar até 20 horas de atividade complementar, tendo como máximo 80 horas. Ou seja, se o aluno estudou dois anos a língua inglesa pode ter até 40 horas. Mas, se ele já tem seis anos de curso, o máximo que pode adquirir são 80 horas. Esse cálculo é feito dependendo do tipo de atividade extracurricular e ainda da avaliação da coordenação de cada curso.
De acordo com Érica Miranda Maciel, pedagoga da Fagoc, existem três pilares no nível Superior para uma formação de qualidade: o ensino (dentro da sala de aula), a pesquisa (iniciação científica ou monografia) e a extensão, ou seja, todas as atividades realizadas fora da sala. É aqui que se encaixam as atividades complementares das instituições de ensino superior, e cada uma delas têm sua exigência diferenciada: “Concluir uma graduação está tornando-se fácil ultimamente, mas para ingressar no mercado de trabalho é preciso uma formação de qualidade. E, para ter qualidade, as atividades de extensão são fundamentais”, avaliou a pedagoga, responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). Uma dica da especialista é não deixar para resolver isso no fim do curso, pois o último período costuma ser sempre muito corrido.
Inspirado nisso, o estudante Igor Queiroz, do 6º período de Educação Física, já tem boa parte de suas atividades complementares encaminhada. Com formatura já marcada para janeiro, ele entregará nos próximos dias todos os certificados e documentos que adquiriu até o momento. Mesmo assim, ele ainda não sabe se completará a carga horária exigida. “Tenho que entregar logo para saber se ainda preciso fazer mais alguma atividade”, comentou. Dentre as atividades, Igor participou das edições das semanas acadêmicas da Educação Física da Fagoc e ainda fez parte da arbitragem dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).
Para auxiliar os estudantes, a Fagoc realiza atividades que podem fornecer horas de atividades complementares. Exemplo disso é a Avaliação Institucional, onde todos os alunos emitem sua opinião sobre professores, funcionários, espaço físico e tudo que envolve a faculdade. Cada edição vale duas horas. A participação em palestras também é benéfica, como a que aconteceu no dia 10 de setembro, no Salão da Sociedade dos Viajantes, em Ubá, com o escritor Moacyr Scliar, autor de mais de 70 livros.
O estágio também conta como atividade complementar, podendo chegar até a 40 horas por ano. Pesquisas orientadas, trabalhos na área do curso, seminários, congressos, monitorias; tudo isso também conta. Qualquer outro trabalho que tenha a ver com o curso pode ser entregue à coordenação para análise.
Diante disso, veja onde pode conseguir suas horas de atividade complementar. Se ainda não tem, corra enquanto é tempo! E para quem não forma em 2007 já pode planejar para não acumular e deixar pra última hora. O Pandora – Sistema Integrado de Informações Acadêmicas da Fagoc – disponibiliza o número de horas em atividades complementares de cada estudante. Qualquer dúvida sobre o assunto pode ser obtida no Núcleo de Apoio Psicopedagógico, com a pedagoga Érica Miranda Maciel, de segunda à sexta-feira, de 13h às 22h30 ou pelo e-mail ericamaciel@fagoc.br ou ainda por telefone: (32) 3539-5600.
Texto de Gustavo Faria – 8° Período de Jornalismo
Agência de Notícias da Fagoc – ANF
anf@fagoc.br
