UNIFAGOC

Game é coisa séria

Publicado em 20/10/2009
por Developer Unifagoc

Entre os dias 8 e 10 de outubro, o Rio de Janeiro se transformou na capital latina do setor de desenvolvimento de games através do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames 2009. O evento reuniu no Campus da PUC-Rio, o que há de melhor no segmento. Destaque para o aluno do 4º período de Ciência da Computação da Fagoc, Edésio P. Souza, que trouxe grandes conquistas dessa experiência.


Neste ano, o mote do SBGames foi o “Pensando na convergência” vindo a refletir a importância de se estudar as relações entre diversas mídias e plataformas (TV, cinema, computador, celular), a onipresença do conteúdo (em qualquer objeto) e o compartilhamento de soluções entre vários setores (entretenimento, defesa, simuladores, educação).


Para entender o sucesso de Edésio durante o evento, é preciso voltar um pouco no tempo. No início deste ano, Edésio (Designer), Bruno Chagas (Programador) e o então Professor da Fagoc, Alex Fernandes (programador e pesquisador), formaram uma equipe para participar do GlobalGameJam, evento que propõe o desenvolvimento de um jogo em 48 horas. A equipe desenvolveu o jogo ‘Keeplt!’ e ficou com o 4º lugar da competição. Colocação muito comemorada pelos três. Com esse mesmo jogo foi possível a eles chegar às semi-finais do XNA Challenge, que reuniu os melhores jogos desenvolvidos em XNA do país.


A partir dessas conquistas, a equipe enviou os jogos ‘Keeplt!’ e ‘AmbienteRok’ (desenvolvido por Edésio) para a seleção do VIII SBGames. Os dois jogos foram selecionados para a final no Festival de Jogos Independentes na categoria Console. Além disso, o ‘AmbientRok’ foi aceito para a Mostra de Artes da SBGames, aberta ao público já no primeiro dia do simpósio (8) e que ficará em exposição até o dia 8 de novembro no “”Solar Grandjean de Montingy”” – (residência do arquiteto francês Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny), na PUC-Rio.


Também no dia 8 ocorreu a apresentação dos finalistas do Festival de Jogos Independentes. Para avaliação, cada equipe teve oito minutos para demonstrar o jogo e suas características de jogabilidade, arte, história, personagens e sons.


Estavam em disputa os seguintes prêmios: Melhor jogo, Programação, Game Design, Áudio Design, Arte, Narrativa, Educação, Melhor jogo PC, Melhor jogo Console, Melhor jogo Mobile. O jogo ’AmbientRok’ conseguiu o primeiro lugar na categoria Console. “Foi uma grande conquista pessoal, agradeço a todos que me ajudaram e apoiaram no processo de desenvolvimento e aprendizado, principalmente aos professores do curso e ao prof. Alex Fernandes pelas oportunidades na área”, comemorou Edésio que já planeja desenvolver outros jogos e publicar artigos relacionados ao assunto. A festa de premiação dos vencedores aconteceu no dia 9, no Scala Rio.


E para aqueles que desejam seguir os passos de Édésio ele deixa uma dica. “Estudem e leiam bastante sobre o desenvolvimento de jogos, mas não se esqueçam de estudar a língua inglesa, ela será o fator essencial para seu sucesso profissional”.