UNIFAGOC

Ginástica de trampolim entra na grade do curso de Educação Física

Publicado em 08/03/2006
por Developer Unifagoc

A ginástica de trampolim, responsável por promover o reconhecimento de vários atletas em campeonatos estaduais e nacionais, começa a fazer parte da grade curricular do curso de Educação Física da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho. A iniciativa foi colocada em prática neste primeiro semestre de 2006. O objetivo é ampliar as áreas de atuação do profissional para que ele possa encontrar facilidade no mercado de trabalho.

À frente desse novo projeto está o ex-aluno da faculdade e agora professor Flavio Púlice. Ele foi coordenador técnico da equipe de ginástica de Trampolim da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e já trabalha com o esporte há mais de 18 anos. Segundo ele, o esporte encontra-se em grande ascensão no cenário nacional e vem obtendo ótimos resultados com os atletas da região, tanto em nível estadual quanto nacional. De acordo com Flávio, também está previsto para ser criado na Fagoc, um curso de arbitragem, com intuito de formar o maior número de profissionais para atuarem na cidade de Ubá, já que cidades próximas como Muriaé e Juiz de Fora investem cada vez mais no esporte e em seus atletas.

Conheça o esporte

Ginástica de Trampolim é uma disciplina da Ginástica Artística onde o atleta executa saltos acrobáticos no Trampolim, Duplo Mini Trampolim e/ou Tumbling.

O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1936, inspirado na cama elástica circense. A execução nos aparelhos deve ser arrojada e harmoniosa. Nos saltos os atletas atingem a marca de até 8 metros de altura, executando saltos mortais, duplos até quádruplos mortais e piruetas das mais variadas. Uma banca de juízes avalia os competidores onde o que mais se conta é a postura e a dificuldade.

Até o ano de 1998, o esporte tinha como entidade a FIT – Federação Internacional de Trampolim, órgão responsável por promover eventos da modalidade no mundo todo. No Brasil, o esporte estava filiado a CBTEA – Confederação Brasileira de Trampolim e Esportes Acrobáticos, sendo sua sede localizada no Rio de Janeiro e diversas Federações filiadas nos Estados Brasileiros. A partir de 1999, a Ginástica de Trampolim foi anexada à Ginástica Artística, subordinado a FIG – Federação Internacional de Ginástica.

A Ginástica de Trampolim passou a ser um esporte olímpico recentemente. Sua aparição ocorreu nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. É um esporte, que combina harmonia, destreza, equilíbrio e muita coordenação, reúne atletas de diversas idades, mas exige dedicação e muito treinamento.

(Fonte: Revista Super Interessante)