UNIFAGOC
Hipnose e Psicanálise foram temas de palestra na Fagoc
Publicado em 30/04/2009
por Developer Unifagoc
Na tarde da última terça-feira (28), na sala de Multimeios da Fagoc, professores e colaboradores da instituição tiveram a oportunidade de participar de uma discussão sobre Hipnose e Psicanálise com demonstração prática de transe hipnótico e aprender um pouco mais sobre esses dois assuntos que tanto aguçam a curiosidade das pessoas.
O palestrante, Antônio Carreiro, é Doutor em Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de graduação e pós-graduação na cidade de Salvador (BA) e estuda sobre Hipnose há mais de quarenta anos, tendo vários artigos e livros publicados. Doutor Antônio Carreiro também já ministrou palestras para inúmeras pessoas e profissionais nas mais diversas áreas.
Inicialmente, para que os participantes ficassem familiarizados ao tema, foi exibido um vídeo sobre a Hipnose e a Psicanálise, seus efeitos e como vem crescendo a procura por profissionais destas áreas como alternativa para tratamentos terapêuticos. Na sequência, Carreiro demonstrou na prática como são realizadas as sessões.
Ele abordou a Hipnose detalhando a sintomatologia (estudo dos sintomas das doenças do transe e seus efeitos) e os resultados obtidos através desta prática. Dentre esses resultados, destacam-se a eliminação da ansiedade, dores, depressão, melhora na auto-estima, entre outros, provando que, embora pouco conhecidas e às vezes desacreditadas por algumas pessoas, essas práticas possuem um inestimável valor científico.
Durante sua apresentação, o palestrante contou com a participação de voluntários que foram hipnotizados e submetidos as situações de transe hipnótico, que é o estado adequado para o tratamento de traumas, neuroses e doenças. Uma das voluntárias, a Assistente de Marketing Graziele Cordeiro, apresentava fortes dores na coluna há alguns dias antes de participar da sessão de hipnose. Após a sessão, Graziele constatou que a dor cessou. “É incrível como as técnicas de hipnose podem ajudar o ser humano em tratamentos dos mais diversos tipos. Quando me candidatei como voluntária na sessão, não imaginava que poderia me livrar das dores que vinha sentindo já há algum tempo”, completou Graziele.
De acordo com Doutor Antônio Carreiro, “o transe é uma característica de cada indivíduo o que define a suscetibilidade, ou não, das pessoas a ele”. Isso explica o fato de uma pessoa entrar no estado de transe e outras não. “Todos os que participaram ficaram impressionados com o talento e a técnica do Dr. Carreiro. O trabalho que ele desenvolve em todos esses anos de pesquisa e prática é incrível. Nunca imaginei que pudesse presenciar uma demonstração desse nível”, afirma Renata Benini, responsável pelo Suporte Técnico do setor de Tecnologia da Informação da Fagoc.
Quem quiser saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Doutor Antônio Carreiro no âmbito da Hipnose, basta digitar a palavra “carreiroantonio” no site de hospedagem de vídeos Youtube.
