UNIFAGOC
I Debate pela Promoção à Igualdade Racial registra sucesso e conta com o apoio da Fagoc
Publicado em 19/05/2009
por Developer Unifagoc
Em celebração ao dia 13 de maio, que marca a Abolição da Escravatura no Brasil e o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade promoveu o I Debate pela Promoção à Igualdade Racial, realizado no Teatro Chiquinha Dias Paes. O evento reuniu representantes da comunidade e da municipalidade local em torno do assunto.
Participaram também, efetivamente, os alunos do 3º período curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Fagoc. Da instituição, também participaram o professor e Coordenador do curso Raul Carneiro Filho, responsável por mediar do debate e a professora, também do curso de Jornalismo, Taís de Souza Alves, mestre de cerimônia do evento.
“Eventos como esse valem – mais do que pela lembrança da data histórica – para promover o debate público. Diversos segmentos da sociedade civil organizada estiveram ali representados, e todos provocando uma reflexão justa, urgente e necessária sobre qual país nós queremos”, ressaltou Raul Carneiro, acrescentando que “ficou claro, no calor das discussões, que realmente falta muito para transformarmos esse grande país numa grande e justa nação, mas percebe-se, principalmente através de eventos desta natureza, que estamos no caminho certo”.
Para Letícia Gonçalves, acadêmica do 3º período de Jornalismo, “o evento demonstrou os dois lados de uma mesma moeda. Ali tivemos a oportunidade de ver não somente o que o negro já sofreu ou vem sofrendo, como também suas conquistas frente a sociedade e a sua organização em favor de seus direitos. Tanto como futura jornalista como cidadã que sou, me senti muito recompensada em poder participar desse momento e assim aprender mais sobre algumas questões”.
Além de Raul Carneiro, Maria de Fátima Bigonha Gonçalves (Professora de História, representando o IMLOR), Zuleica de Andrade (Presidente do SindUTE), Cassius Lopes (representando a Secretaria Municipal de Cultura), Helder Carneiro (representando a Secretaria Municipal de Educação), Maria Luiza Marcelino (representando a Associação Namastê), Maria Célia de Oliveira (Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade), José Raimundo Soares Neto “Mestre Zezinho” (representado o Congado Nossa Senhora do Rosário), Denise Francisco Cristiano Cruz (educadora e vocalista da banda Black Star) e Cláudio Ponciano (Presidente da Câmara dos Vereadores de Ubá) deram ritmo ao debate e levantaram questões que fazem parte do dia-a-dia do negro há vários anos.
