UNIFAGOC

I Encontro Regional de Gestão Empresarial: debate sobre APLs e espaço cultural encerraram o evento

Publicado em 28/09/2005
por Developer Unifagoc

O terceiro dia do I Encontro Regional de Gestão Empresarial foi marcado pelo debate “Os arranjos produtivos locais (APS’s) como estratégias de desenvolvimento – APL’s – confecção, móveis e fruticultura”, que contou com participantes envolvidos no setor. “A cultura de APLs é para auxiliar o desenvolvimento das empresas. Mas como isso acaba ampliando o faturamento, aumenta os empregos e conseqüentemente acaba melhorando as condições socioeconômicas da sociedade local”, destacou o presidente do Intersind, Rogério Gazolla, no momento da apresentação do debate.



Mesa composta pelos debatedores, no 3º dia do Encontro.

Confira no site da ANF todas as fotos do evento clicando aqui.

Compondo a mesa de cerimônia, estavam o empresário do ramo de confecção e lavanderia Eduardo França Castro, o superintendente da Aciubá (Associação Comercial e Industrial de Ubá) José Gomes Lanes, o presidente e o diretor do Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá) Rogério Gazolla e Fernando Flores, ele que também é sócio-diretor da Cedrus, o presidente do Crefruta (Centro Regional de Fruticultura da Zona da Mata), Edson Teixeira e o gerente da empresa de sucos Goody, Oswaldo Fonseca Santos. Foram mais de duas horas de debate sobre o tema, dirigidos por Christian Souza, membro do Instituto Euvaldo Lódi, uma das instituições do sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

Na oportunidade, o gerente da Goody, Oswaldo Fonseca, deu seu conselho aos estudantes da Fagoc. “Um conselho para os estudantes; sejam administradores de inteligência, buscando nos mais diferentes caminhos, as mais inusitadas soluções”, destacou Osvaldo.

Alguns participantes do evento estavam muito interessados no assunto e várias dúvidas foram levantadas para os ocupantes da mesa. Quando a pergunta foi sobre a grande concorrência no setor de fruticultura, o presidente do Crefruta, Edson Teixeira, respondeu: “Um complicador no ramo da fruticultura é que a nossa população consome muito pouco sucos de fruta e polpa. A saída para continuarmos no mercado é baratear o custo dos produtos para aumentar o consumo. O APL de fruticultura é a saída para nos apoiarmos no mercado”.

A região de Ubá, que contava com um APL de móveis, tem agora mais um arranjo produtivo local sendo desenvolvido, o de confecção. O empresário Fernando Flores, sócio-diretor da Cedrus e também diretor do Intersind, destacou a importância de uma empresa estar inserida na cultura de APL. “Depois do advento da globalização, nenhuma empresa está mais sozinha no mercado. Devemos pensar sempre em cooperação, gerando grandes frutos para o setor produtivo”, analisou Fernando Flores.

A Aciubá, uma entidade incentivadora do APL de confecção, também comenta, representada pelo seu superintendente, a importância da formação de APLs. “Queremos mostrar para os alunos de Administração que estão participando desse evento, os conceitos de APLs. Mostrar que APL nada mais é que uma organização por seguimento, na busca do desenvolvimento integrado, onde trabalhamos as parcerias, onde buscamos a capacitação dos empresários, dos grupos de trabalhadores e trabalhamos a questão de mercado”, destacou José Lanes, quando comentava sobre o APL de confecção da região.

Os estudantes de Administração da Fagoc aproveitaram a oportunidade para saberem como está a situação dos estágios para os graduandos. “Queremos colocar os estudantes de Administração da Fagoc dentro do APL de confecção. Vejo que realmente falta a participação de estagiários no setor e já estamos pensando nisso”, ressaltou o empresário Eduardo França.

Após o debate, o coordenador do curso, Paulo Veloso, encerrou as atividades, agradecendo aqueles que colaboraram para a realização do evento. “A Faculdade têm buscado aproximar estudantes daqueles que podem nos auxiliar nos trabalhos que são produzidos lá dentro. Agradeço a todos os envolvidos pelo esforço e dedicação e às empresas parceiras que nos ajudaram a fazer esse evento acontecer”, afirmou Paulo, no encerramento do I Encontro Regional de Gestão Empresarial.




O coordenador do curso de Administração de Empresas da Fagoc, Paulo Veloso

Espaço Cultural apresenta os novos talentos “fagoquianos”

“Espaço Cultural apresenta os novos talentos fagoquianos”; foi esse o nome dado ao momento Espaço Cultural agendado na programação. O que ninguém sabia era o que realmente se tratava aquele espaço.

Muitos foram surpreendidos quando o professor de Administração, Eraldo Teixeira, foi à frente, caracterizado com uma peruca laranja, cantando as músicas, “Coisinha do Pai” e “Amigos para Sempre”, esta em homenagem aos alunos. Outro professor que também mostrou seu talento foi Leônidas Fagundes, que com seu violão agitou os participantes, que pediram mais uma música antes do encerramento. Outros alunos se animaram tanto que pularam e dançaram ao som de Leônidas, com repertório de Raul Seixas e Legião Urbana.

Em meio a palmas, gritos e muita gargalhada, foi finalizado o I Encontro Regional de Gestão Empresarial, realizado pela Fagoc, sob a coordenação do professor Eraldo Teixeira.

Noite de sexta-feira termina com o “II Administrando o Copo”

Após o encerramento do I Encontro Regional de Gestão Empresarial, os alunos do 4º período de Administração produziram a festa “II Administrando o Copo”, para arrecadação de verba para o fundo de formatura da turma.

Foram mais de 300 ingressos vendidos e muita gente aguardava na porta para adquirir o convite. Estudantes dos quatro cursos da Fagoc e muitos populares estavam presentes, na festa que aconteceu no Rotary Club Ary Barroso.

Ao som de Rangel, estudante de administração e vocalista da banda Psicose, os presentes dançaram até altas horas da madrugada. A turma do 4º período, mesmo trabalhando muito, servindo os convidados, ainda aproveitou a noite para se divertir. “Estamos revezando para que todos da turma possam se divertir. Por ser uma festa que tem bebida liberada, há muito trabalho, o que é de menos, porque a festa já entrou no calendário cultural da cidade”, destacou Eduardo Pinheiro, aluno do 4º período, que produziu a festa.

A festa “I Administrando o Copo” aconteceu na Estância Olho d’água em Ubá na última semana de aulas de Julho.

Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.