UNIFAGOC
I Encontro Regional de Gestão Empresarial: organizadores destacam a parceria como fator de desenvolvimento
Publicado em 22/09/2005
por Developer Unifagoc
Cerca de 550 pessoas, entre estudantes, empresários e funcionários de empresas da região, compareceram, na noite de ontem, 21 de setembro, à abertura do I Encontro Regional de Gestão Empresarial, promovido pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, na Casa do Braz. O evento, que vai até sexta, 23, tem como parceiros o Intersind (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá), a Aciubá (Associação Comercial e Industrial de Ubá), o Sebrae-MG e o Crefruta (Centro Regional de Fruticultura da Zona da Mata).
|
Para o coordenador do curso de Administração de Empresas da Fagoc, Paulo Veloso, a realização do Encontro se deu através das parcerias. “Para desenvolver nossa região é fundamental que sejamos parceiros. Ter todas essas entidades juntas no encontro, é bom para darmos maior produtividade. Sem dúvida, o primeiro dia de evento superou nossas expectativas”, destacou Paulo Veloso. Após a sessão de abertura, o palestrante Robson Paniago, Delegado do Conselho Regional de Administração (CRA-MG) falou sobre “as novas perspectivas do futuro profissional de Administração”. Em seguida o professor José da Paz Cury ministrou a palestra “TrabalhADOR x TraBALHEGRIA”. Cury é consultor da Fundação João Pinheiro na área de relações humanas e, nos últimos dois anos, realizou 229 palestras por todo o país. |
|
Veja também:
- As fotos do I Encontro Regional de Gestão Empresarial
- A ginástica laboral
- Robson Paniago propôs um novo perfil do profissional de Administração
- “TrabalhADOR x TraBALHEGRIA”: palestrante mostra a diferença
- Parceiros do I Encontro Regional comentam o evento
Nos intervalos das palestras, as ex-aluna de Educação Física da Fagoc, Carla Dutra Botelho, que atualmente trabalha no Sesi de Ubá, coordenou a “Ginástica na Empresa”. Os participantes realizaram exercícios posturais e de alongamento, mostrando como esses exercícios são importantes para a saúde do trabalhador. A “Ginástica na Empresa” continua até sexta-feira, último dia de evento.
Robson Paniago propôs um novo perfil do profissional de Administração
Com descontração, o palestrante Robson Paniago mostrou aos presentes que um bom administrador deve sempre trabalhar seu próprio marketing para o sucesso profissional. Robson destacou quais são as principais características de um bom administrador: “Tem que ser um empreendedor nato, criar oportunidades, ser flexível a mudanças. Além disso, uma pessoa apurativa, que detecta com agilidade os problemas e mostra soluções”, disse.
Paniago criticou as escolas brasileiras que insistem em copiar modelos de Administração norte-americanos, enquanto deveriam se adaptar à realidade brasileira. “Não deixem as pessoas enganarem vocês, vendendo livros enlatados americanos.” Parodiando os autores que citam os 4 Ps como regras do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), o palestrante propôs, em tom de brincadeira, os 4C2 do Paniago: “Carinho, Cama, Calor Humano, Criatividade + Comida e Cachaça”.

“TrabalhADOR x TraBALHEGRIA”: palestrante mostra a diferença
O Professor José da Paz Cury fez muita gente pular, gritar e até cantar em sua palestra, mostrando as diferenças entre um profissional que vê seu trabalho como sacrifício e o outro que o vê como prazer. Para isso, ele usou três clipes de motivação e superação dos desafios. Cury considera que “o fundamental na vida é aprender a conviver com o diferente”.
O palestrante afirmou que as empresas devem gerar oportunidades para que os funcionários não sejam considerados trabalhADORES. “O melhor que as empresas atuais devem fazem a uma pessoa, é dar a ela oportunidades de nos oferecer o que ela tem de melhor”, destacou Cury.
Cury, assim como Paniago, parodiou os modelos de gestão de autores norte-americanos, apresentando seus “5 PRES” que dificultam qualquer mudança: “Preconceito, pressa, preocupação, preguiça e prepotência.” Fez também uma crítica às relações de competição, referindo-se ao mercado de trabalho atual, incentivando o comportamento colaborativo nas empresas.
Parceiros do I Encontro Regional comentam o evento
O I Encontro Regional de Gestão Empresarial, realizado pela Fagoc, contou com várias empresas parceiras, como Intersind e Crefruta. Presentes na abertura, os representantes dessas entidades aproveitaram a oportunidade para falar da importância do evento.
Segundo o presidente do Crefruta, Edson Teixeira Filho, trabalhar em conjunto é muito produtivo. “Nós do Crefruta, demos todo apoio ao evento porque sabemos como é importante integrar as empresas. Trabalhar em conjunto é uma coisa muita desejada por nós. A idéia da Fagoc de unir todos os segmentos é ótima e é isso que precisamos: mostrar para os futuros administradores, os caminhos que estamos”, destacou.
Outra entidade parceira, cujo presidente estava presente, é o Intersind. Rogério Gazolla mostrou as várias oportunidades do I Encontro Regional: “Unir entidades é buscar desenvolvimento para a região. O encontro é uma semente que está sendo plantada, para que os futuros administradores possam trabalhar as oportunidades, com a união de segmentos”, ressaltou. Na oportunidade, ele adiantou que a entidade já é parceira no próximo encontro. “Já somos parceiros no próximo encontro, que com o tempo vai mudando e se aprimorando”, disse Gazolla, que é estudante do 8º período de Administração da Fagoc.
Estiveram também presentes na abertura do encontro, a representante do Sebrae-MG, Eliane Rosignoli, o diretor da Aciubá, Marcos Reny, e o Secretário Municipal de Educação, Luiz Alberto Duarte.
Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.
Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.

