UNIFAGOC
Inaugurado em Ubá o Instituto Antonio Olinto
Publicado em 10/07/2005
por Developer Unifagoc

Promover inclusão social através da disseminação de programas culturais e educacionais, presenciais e à distância, são os objetivos do Instituto Antonio Olinto (IAO), inaugurado em Ubá na última sexta-feira, 08 de julho, no salão da Sociedade dos Viajantes. Diretores, coordenadores de curso e professores da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho compareceram ao evento, que teve também o lançamento do primeiro número da Revista Científica da Fagoc.
Os convidados, dentre eles, autoridades municipais e ubaenses ligados à educação e a cultura, receberam um exemplar da revista e outro do livro “Antonio Olinto, o operário da palavra: uma viagem da realidade à ficção”, de autoria da professora da Fagoc, Cláudia Condé, que é a representante do IAO em Ubá. A publicação da professora é a primeira a apresentar uma biografia do ilustre ubaense, membro da cadeira número 08 da Academia Brasileira de Letras. É o resultado de sua dissertação de Mestrado em Literatura, concluído em 2004, no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

A professora Cláudia Condé,
autografando seu livro para os diretores da Fagoc
Assim como Cláudia, o Diretor Geral da Fagoc, Marcelo Andrade, e o Prefeito de Ubá, Dirceu dos Santos Ribeiro, declararam suas intenções de apoio a este projeto, que inclui a promoção de concursos literários, incentivo às bibliotecas, seminários, palestras, exposições culturais, produções audiovisuais e a inclusão social através de programas educacionais presenciais e à distância.

Durante a solenidade de inauguração do IAO em Ubá, Antonio Olinto, 86 anos, declarou seu amor pela terra natal: “Volto a Ubá todas as vezes que tenho oportunidade. Sem voltar aqui, pôr os pés na minha terra, ouvir a minha gente, não é possível seguir. Estarei sempre pronto para vir a Ubá, dar a minha contribuição. Aqui está a fonte, o coração.” Com um discurso rico em metáforas, afirmou que, quando pequeno, queria ser maquinista de trem, para poder ir e voltar em suas viagens, e que este desejo se realizou, pois vive assim, viajando pelo mundo inteiro, mas sempre retorna a Ubá.
Com livros traduzidos em diversos países, reverenciado pela comunidade acadêmica internacional, Olinto é chamado de “operário da palavra”, por sua dedicação à Língua Portuguesa, falada por 215 milhões de pessoas em todo o mundo, como fez questão de ressaltar. Em seu discurso, revelou preocupação com os 35 milhões de analfabetos brasileiros (números citados por ele) e afirmou suas intenções de promover a educação e a cultura como forma de inclusão social, através do IAO, “para que o Brasil seja aquilo que merece ser, e será, com nosso esforço, merecimento e trabalho”.
Sede do Instituto em Ubá poderá ficar na antiga Estação Ferroviária, depois de ser revitalizada
De parada de trens, o prédio da antiga Estação Ferroviária de Ubá poderá se transformar em estação cultural, caso se concretize o projeto de revitalização encampado pela Prefeitura Municipal, pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e pelo Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha (Imlor). Durante a inauguração do Instituto Antonio Olinto, esta notícia foi transmitida aos presentes por um representante da Prefeitura e o convite de inclusão do IAO ao projeto foi imediatamente aceito por sua representante local, Cláudia Condé, que faz parte também do Conselho Consultivo da entidade. A sede principal do Instituto fica no Rio de Janeiro, na Praça Olavo Bilac, 28, Centro.
O IAO é uma associação civil de direito privado, de caráter cultural e educacional, sem fins lucrativos, criado em maio de 2004. O presidente de honra é Antonio Olinto e o presidente atual é o especialista em Educação à Distância, Cláudio de Oliveira Carvalho. Dedica-se à educação à distância e à promoção da literatura brasileira em níveis nacional e internacional. É qualificado pelo Ministério da Justiça como “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público”.
Os interessados em mais informações sobre o IAO podem enviar e-mail para iao@iao.org.br ou ligar para a sede no Rio de Janeiro, pelo telefone (21)2224-8894. Em Ubá, os contatos podem ser feitos com a professora Cláudia, pelo e-mail claudia.conde@fagoc.br.
Educação à distância
Para atingir seu público alvo, o IAO planeja promover a disseminação cultural e educacional, implantando telecentros em locais onde foram estabelecidas parcerias com governos municipal, estadual e federal, universidades, empresas privadas e organizações não-governamentais (ONGs).
A educação à distância (EAD) envolve a internet como meio multimídia e de fácil disseminação em larga escala, possibilitando a auto aprendizagem. Dentre as vantagens apontadas pela equipe do Instituto Antonio Olinto estão a redução de custos, a flexibilidade de horários e facilidade de acesso, a interatividade, a logística, a rápida atualização e disponibilidade permanente de conteúdos, a personalização dos conteúdos, a diversificação na oferta de cursos, a disseminação cultural e a democratização do conhecimento.
Veja outras fotos do evento
clicando aqui.
ANF – Agência de Notícias da Fagoc: Rua Adjalme da Silva Botelho, 20,
Bairro Seminário, Ubá, MG. Tel: (32) 3531-2370 – ramal 40.
