UNIFAGOC
Inaugurado Telecentro Comunitário do Patronato São José
Publicado em 12/12/2005
por Developer Unifagoc
Representantes de diversas instituições ubaenses, autoridades e a comunidade em geral estiveram reunidos durante a solenidade de inauguração do Telecentro Comunitário José Barreto, no último dia 9 de dezembro, no Patronato São José. O evento contou com a participação do representante do programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil, em Minas Gerais, José Ivan Ferreira Coimbra. Ele lembrou a função do Banco com esse projeto em todo o país e disse estar satisfeito com a escolha do Patronato como sendo a instituição beneficiada de Ubá.
O Telecentro Comunitário tem como finalidade proporcionar às crianças do patronato e à comunidade do bairro Vila Casal e adjacências, a inclusão digital, possibilitando o acesso à informática. O Banco do Brasil fez a doação de 10 microcomputadores. E, através de parcerias com a Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC), a Unipac, a Prefeitura Municipal de Ubá e o apoio do deputado federal Vadinho Baião, a iniciativa terá continuidade. Cada faculdade disponibilizou um aluno de Ciência da Computação, bolsista da prefeitura, que ficará responsável por ser instrutor dos alunos do Telecentro.
A diretoria do Telecentro foi composta: como presidente, o diretor geral da FAGOC, Marcelo de Oliveira Andrade; vice-presidente, Cordélia das Graças Gouvêa (Unipac); primeiro-secretário, José Sebastião Barreto (seu Santinho Barreto, falecido recentemente); primeira-tesoureira, irmã Verônica (Patronato); segundo-tesoureiro, Abelardo Rodrigues da Costa (Banco do Brasil). O conselho fiscal foi formado por Fátima das Graças Ferrarez de Castro (Amavic), Maria Augusta Araújo (diretora da E. E. Dr. Levindo Coelho), Valéria Dias Paes Barreto (Caic).
Inauguração com presença da família do homenageado
A cerimônia de inauguração do Telecentro José Barreto contou com a presença dos familiares do homenageado. Esther Brandão Barreto agradeceu a iniciativa do Patronato em nome da família. Em sua fala lembrou um pouco da história de José Barreto e sua importância para a fundação e crescimento das obras na instituição.
O secretário municipal de Educação e Cultura, professor Luís Alberto Martins, ressaltou a importância do nome do Telecentro e disse que as parcerias que se formaram em torno dele precisam continuar.
