UNIFAGOC

Inscrições para treinamento do Projeto Despertar vão até sexta

Publicado em 05/05/2005
por Developer Unifagoc

Até a próxima sexta-feira, dia 06 de maio, às 12h, os estudantes e professores da Fagoc podem se inscrever para participar do Projeto Despertar. As inscrições estão sendo feitas na biblioteca da faculdade. Já no sábado, dia 07, haverá um treinamento para os inscritos, de 8h às 16h (com intervalo de almoço de 12h às 13h30),
no Centro Pastoral da Igreja do Rosário (Praça do Rosário, atrás da Basílica Nossa Senhora do Rosário, no centro de Ubá).

O treinamento faz parte da 4ª etapa do projeto, que é o “Diagnóstico Rápido Participativo Emancipatório” (DRPE). Será ministrado pelo professor José Roberto Pereira, Mestre em Administração pela UFLA – Universidade Federal de Lavras – e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Brasília.

Os participantes deverão preencher e assinar um Termo de Adesão, informando sua disponibilidade para trabalhar nas atividades do programa. O treinamento é gratuito, sendo necessário levar material para anotação e um disquete, para os interessados em obter uma cópia digital do curso. Os estudantes da Fagoc receberão uma declaração, que valerá como atividade complementar para o currículo.


O que é o Projeto Despertar

O Projeto Despertar é uma iniciativa do 21º Batalhão da Polícia Militar, que conta com o apoio de aproximadamente 80 instituições educacionais, religiosas e sociais de Ubá, na realização de um programa que conscientize a população para as necessidades e possibilidades de organização em prol da segurança pública. Para isso, a campanha se baseia na educação, na espiritualidade ou religiosidade das pessoas e na promoção da saúde e lazer.


É desenvolvido em quatro etapas:


  1. palestras nas instituições participantes sobre temas de interesse da comunidade;
  2. visitas às residências de um bairro previamente selecionado para coleta de informações sócio-econômicas e convite para evento local;
  3. Realização de ação comunitária no bairro selecionado com atendimentos na área de saúde, higiene, educação, emprego, atividades esportivas, culturais e de lazer visando maior integração da comunidade;
  4. DRPE (Diagnóstico Rápido Participativo Emancipatório): treinamento de capacitação dos voluntários para organização das comunidades locais, utilização estratégica das informações coletadas, identificação e desenvolvimento de lideranças, planejamento de ações.

A primeira experiência do Projeto Despertar, que está sendo desenvolvida no Bairro Pires da Luz e já atingiu a 3ª etapa – foi realizada uma ação comunitária naquela comunidade no dia 16 de abril de 2005, um sábado. Na ocasião estiveram presentes cerca de 50 alunos da FAGOC, entre outros voluntários das instituições parceiras do programa.