UNIFAGOC

Intercambista curitibana é recebida por alunos do curso da Medicina UniFagoc

Publicado em 06/08/2019
por Developer Unifagoc

Na imagem a intercambista Valéria ao lado dos alunos da UniFagoc durante o estágio

 

Os alunos do curso de Medicina da UniFagoc receberam uma intercambista curitibana por meio Programa de Intercâmbio Internacional, promovido pela International Federation of Medical Student’s Association (IFMSA). É a primeira vez que uma brasileira realiza intercâmbio com a Medicina UniFagoc que já recebeu dois franceses e um peruano.

 

A curitibana Valéria Villegas ficou cerca de um mês em Ubá e foi hospedada pelo aluno Lucas Benício. Durante sua estadia, ela realizou estágio no Hospital São Vicente de Paulo, em Ubá na área de Nefrologia, onde pôde de acompanhar o dia a dia do departamento de hemodiálise, sob a supervisão de seu tutor, o professor e médico doutor Ricardo Furtado de Carvalho. Ela também teve a oportunidade de acompanhar um dos grupos de internato da UniFagoc na área de Clínica Médica.

 

“O serviço de nefrologia não só era muito bom como era o serviço de referência da região. Lá eu descobri que é importante calcular o CKD-EPI dos pacientes para ver a função renal, todos os dias pessoas de várias cidadezinhas próximas para eram atendidas no ambulatório para internamento ou mesmo por indicação de hemodiálise", ressalta a intercambista.

 

Lucas conta que além de receber Valéria, também teve a oportunidade de estagiar no hospital. “Pedi autorização ao doutor Ricardo, que foi muito solícito e concordou como meu pedido. Dessa forma pude aprender bastante durante esse mês com os nossos preceptores e com toda a equipe do hospital. A professora Frace também conseguiu uma vaga para estagiarmos durante um dia ano ESF Pedra Branca em Guidoval, onde pudemos participar da rotina de consultas do médico de lá”,  declara o aluno.

 

Valéria também conheceu a Unidade Básica de Saúde de Guidoval

 

A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA, maior organização estudantil do planeta, que congrega estudantes de medicina de mais de 120 países. Fundada em 1991 como primeira Associação vinculada à IFMSA. Em 2014, a Fagoc filiou-se à IFMSA BRAZIL e, desde então, o Comitê Local Fagoc desenvolve diversas atividades entre os acadêmicos e a comunidade local. A faculdade conquistou o direito de receber e enviar intercambistas em novembro de 2017.

 

“Recebemos suporte tanto dos professores do curso, os quais se oferecem como tutores para receber intercambistas, quanto da coordenação da faculdade, que sempre esteve aberta ao diálogo com nosso Comitê e sobretudo da coordenação da medicina", afirma uma das alunas responsáveis por intercâmbios internacionais Letícia Vieira.

 

Letícia destaca ainda que o aluno regularmente matriculado no curso de Medicina da faculdade pode ser um intercambista, em qualquer período. Para isso, basta entrar em contato com o Comitê e avaliar as possibilidades.