UNIFAGOC

Jogo visa formar empreendedores

Publicado em 07/08/2007
por Developer Unifagoc

Até o próximo dia 13 de agosto, estudantes de Administração em nível de graduação e pós-graduação de todo o país podem se inscrever para o 2º Desafio GV-Intel de Empreendedorismo e Venture Capital, jogo de empresas que pretende premiar os melhores planos de negócio desenvolvidos pelos competidores, a fim de que saiam do papel e se tornem empreendimentos de sucesso. Patrocinado pelo GVcepe da FGV (Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getúlio Vargas) – referência em gestão de riscosno país – e pela Intel, o objetivo da competição é colocar as universidades em contato com os mais diferentes setores de negócio do país como estímulo ao empreendedorismo.

No segundo ano de sua edição, o desafio pretende ainda servir como chancela dos projetos vencedores, ao passo em que irá conferir um “atestado” de qualidade dos melhores planos de negócios, além de patrociná-los até sua chegada ao mercado. Segundo o coordenador executivo do desafio, Tiago de Melo Cruz, o fato da competição trazer especialistas do mercado para avaliar os planos de negócios confere aos trabalhos selecionados e a seus criadores maior visibilidade e, portanto, mais chances de saírem do papel. “É uma tentativa de aproximar universidade-empresa em prol do desevolvimento do país”, explica.

Na primeira edição, realizada em 2006, o desafio recebeu 25 planos de negócios. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 100 projetos. O otimismo da organização do evento se dá especialmente pelos resultados colhidos na primeira versão da competição. “De lá para cá, tivemos a oportunidade de conferir os bastidores da competição internacional e obter mais experiência a fim de aprimorar o concurso brasileiro”, explica. Os projetos classificados em 1º e 2º lugares da edição passada participaram da tradicional competição internacional promovida pela Intel: “Intel + UC Berkeley Technology Enterpreneurship Challenge”, na Haas School of Business, do Lester Center for Enterpreneurship, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

A competição

Os planos de negócios são caracterizados por soluções técnicas e tecnológicas inovadoras que possam ser transformadas em negócios promissores. Eles deverão ser desenvolvidos sob orientação de professores que tenham envolvimento com a área de empreendedorismo nas suas respectivas IES (instituições de Ensino Superior). Os planos de negócio podem ser inscritos por equipes de um a quatro integrantes. Um aluno poderá participar com mais de um plano de negócio desde que em equipes distintas.

Duas comissões julgadoras compostas por profissionais do mercado irão avaliar, no primeiro dia da fase final, os 20 planos de negócios pré-classificados. Tais equipes irão receber treinamento in house para participar da competição, além de um certificado de reconhecimento pela classificação. As respectivas IES vinculadas aos projetos também receberão certificado de participação no 2º GVcepe. Deste total, 10 projetos serão escolhidos para nova apresentação e submetidos à classificação. No dia seguinte, estas 10 equipes classificadas efetuarão nova apresentação e serão reclassificadas. Após a deliberação dos jurados, será anunciada a premiação dos dois melhores planos.

Os dois melhores planos receberão prêmios em dinheiro e participarão como representantes do Brasil na versão 2007 da “”Intel + UC Berkeley Technology Enterpreneurship Challenge””. É concedido ao primeiro colocado um prêmio no valor de R$ 40.000, certificado de participação, além de passagens, estadia, verba para despesas com deslocamento e alimentação para que dois integrantes do grupo possam participar da final internacional. O segundo colocado recebe um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000, além dos mesmo benefícios para que dois integrantes do grupo participem da final internacional.

Mais informações: http://www.cepe.fgvsp.br/desafio/

universia.com.br
Albert Souza
anf@fagoc.br