UNIFAGOC
Laboratórios de Jornalismo servem de integração da comunidade acadêmica
Publicado em 31/10/2005
por Developer Unifagoc

Reportagem especial da estudante do 8º período de Jornalismo da Fagoc, Danúbia Mota,
publicada também na edição de
outubro do Jornal da Fagoc, informativo
impresso distribuído internamente no campus.
Rádio,TV, fotografia, jornal impresso e online; estas cinco mídias são objeto de estudo e dos laboratórios práticos do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Fagoc. Mais que isso, passaram a ser também utilizadas para a divulgação de todos os eventos e informes da faculdade e para promover maior interação entre estudantes, professores e demais funcionários do campus.
Além da produção feita pelos alunos de Jornalismo, a coordenadora do curso, Taís Alves, afirma que “os laboratórios são utilizados pelos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Educação Física e Ciência da Computação, e em projetos especiais, como forma de integração da comunidade acadêmica”.
Programas de rádio agora são divulgados na internet

No Estúdio de Rádio Ary Barroso, inaugurado em 17 de maio de 2003, são desenvolvidos programas semanais de radiojornalismo. Como explicou a professora Elizângela Baptista, “os alunos começaram produzindo informativos, foram desenvolvendo programas humorísticos e agora eles têm a oportunidade de ouvir o programa no site www.lifehost.com.br.” Através de uma parceria realizada entre a Fagoc e a empresa ubaense Lifehost Internet, os programas ficarão disponíveis para os internautas que tiverem acesso à rede multimídia. Os temas das atuais produções variam entre saúde, educação e tecnologia.
A aluna do 4º período de Jornalismo, Lucilene Fernandes, afirma que “a aprendizagem e a prática de Radiojornalismo têm sido excelentes. E agora estamos aprendendo a fazer um trabalho em áudio para internet com duração de 5 minutos”.
Para a monitora Marina Grossi, estudante do 6º período de Jornalismo, “o estúdio de rádio da Fagoc é bem completo e possui todo material necessário para a utilização dos alunos”.
Telejornais são produzidos “ao vivo” toda semana
No estúdio de TV Mauro Mendonça, homenagem feita ao ator ubaense consagrado nacionalmente, os alunos estão, atualmente, produzindo um telejornal por semana. Para simular a rotina praticada nas emissoras profissionais de TV, tudo é gravado como se estivessem “ao vivo”.
Segundo a professora Elizângela Baptista, “os alunos passam pelo processo de reunião de pauta, produção, edição e apresentação do telejornal, o que proporciona agilidade aos alunos, essencial no mercado de trabalho”. Os programas deverão, brevemente, estar disponíveis também na internet, além de serem divulgados na TV Folha do Povo, de Ubá. O estúdio foi inaugurado no dia 7 de novembro de 2003.
Agência de Notícias divulga a Fagoc na internet, no jornal impresso e no jornal-mural
A Agência de Notícias da Fagoc, ANF, produz informações para o site www.fagoc.br/anf, com coberturas de eventos da faculdade e reportagens direcionadas, principalmente, aos estudantes e professores.

Além da divulgação no site, há também um boletim semanal, enviado aos meios de comunicação da região e a uma lista de mais de 500 nomes, dentre professores, alunos, ex-alunos, funcionários e colaboradores. Produz, também, um jornal impresso, mensal e o “Jornal Mural”, que é quinzenal.
Conta com uma equipe de alunos nesta produção, que aprendem a escrever textos para internet e fazem cobertura dos acontecimentos da Fagoc, utilizando, para as fotos, uma câmera digital.
Laboratório de fotografia faz revelações em preto e branco
Através da disciplina Fotojornalismo, os estudantes aprendem a técnica de fotografar e revelar em preto e branco. O laboratório é usado para as aulas, sempre no primeiro semestre de cada ano letivo.
