UNIFAGOC

Lançado o projeto de Inclusão Digital

Publicado em 23/08/2004
por Developer Unifagoc


Iniciou-se dia 17, no laboratório de informática da FAGOC, o curso de “Inclusão Digital” promovido pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Eugênio de Castro Barbosa. São quatro turmas de 20 alunos, com aulas de terça à sexta, de 1h30min às 17 horas. O curso é dividido em dois módulos: o primeiro, com aulas sobre o Sistema Operacional Windows, Linux e internet. O segundo será trabalhado edição de textos e planilha eletrônica.


Os alunos têm idade entre 12 e 15 anos e estudam em escolas públicas localizadas nas proximidades da FAGOC. Foram escolhidos pelas diretoras das escolas. São crianças que não tiveram oportunidade de aprender informática.


O objetivo do projeto é incluir estes jovens na sociedade do mundo digital. De acordo com as alunas do curso de Ciência da Computação, Viviane Urgal Gonçalves (quarto período) e Gilmara Costa Martins (sexto período), que ministram as aulas, esta é a oportunidade para que as crianças possam aprender informática de graça e com a comodidade dos laboratórios da faculdade. Segundo elas, nenhum deles tem noção de informática. Para Viviane, que deu início ao projeto com a primeira turma, foi surpreendente o resultado e declara: “pensei que eles soubessem alguma coisa. Quando vi que nem sabiam pegar no mouse, achei que não daria conta de prender a atenção deles na aula, mas eles se mostraram tão interessados que o resultado foi muito bom para primeiro contato”.


A professora Gilmara explica a importância do projeto: “é um trabalho social, voluntário. Foi idealizado pelo professor Marcelo Oliveira Andrade, que era coordenador do curso. A intenção é incluir e preparar estes jovens e adolescentes para o mercado de trabalho”, completa.


Os alunos estão entusiasmados com as aulas, ansiosos para aprender tudo. De acordo com Élica Marcelo da Silva, sétima série, 14, da Escola Lívio Carneiro, a oportunidade de aprender informática traz a perspectiva de poder entrar em contato com um mundo da imaginação até então inacessível pela falta de condições financeiras, “eu nunca toquei em um computador. Penso que servirá de base para o meu trabalho”. Sobre a internet ela confessa: “estou ansiosa para aprender para eu poder acessar os famosos, como o cantor Daniel e o grupo KLB”.


Tiago Soares Pacheco, 14, também da Escola Lívio Carneiro, e morador do bairro Santana, demonstrou muito interesse pelo curso e logo a primeira aula despertou sua vontade de propagar a idéia o projeto, “achei a professora muito legal. Não sabia mexer no micro, aprender a operar vai me ajudar na profissão futura”. Ele afirmou que estuda no período da manhã, e que à tarde não tinha outra atividade.


Outras informações sobre o curso pelo e-email: coordcomp@fagoc.br .


Sandra Marques 3.º ano de Jornalismo


Monitora da Agência de Notícias da FAGOC