UNIFAGOC
Licenciatura em Educação Física agora está subordinada ao Instituto Superior de Educação
Publicado em 25/04/2005
por Developer Unifagoc
O curso de Educação Física da FAGOC, agora, está subordinado a um Instituto Superior de Educação (ISE), atendendo às orientações do Ministério da Educação (MEC). O Ato Administrativo foi assinado pelo Diretor Geral, Marcelo de Oliveira Andrade, no dia 07 de março de 2005 e já compõe o Regimento da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho.
“Esta é uma nova exigência do MEC para cursos de licenciatura como o nosso”, explica o Presidente do ISE e Coordenador do curso de Educação Física da FAGOC, Pedro Alves Paiva, que acaba de participar de um simpósio sobre caminhos para a formação profissional e trouxe idéias novas para as mudanças na grade curricular que todas as faculdades de Educação Física terão que fazer brevemente.
Estas idéias foram discutidas durante o simpósio do “Conselho de Diretores de Escolas de Educação Física de Minas Gerais – CONDIESEF-MG”, ocorrido em Poços de Caldas, de 21 a 24 de abril, durante o 38º Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF). O evento contou com a presença do 1º Professor Honoris Causa da FAGOC, Helder Guerra, que integra a comissão de especialistas do MEC e dirige o curso de Educação Física da Universidade Gama Filho.
O professor Pedro informa que, durante o evento de Poços de Caldas, foram apresentadas propostas para modernizar a grade curricular do curso, fazendo, por exemplo, uma inversão na ordem em que as disciplinas são oferecidas: em vez de começar com teorias e depois partir para a prática, a nova grade teria, nos primeiros períodos, as matérias práticas de futebol, vôlei, basquete. Em seguida, nos períodos mais avançados, seriam oferecidas sociologia, filosofia e matérias correlatas aplicadas à Educação Física.
Outra novidade trazida pelo Coordenador do ISE são as novas diretrizes do MEC para a área: “a partir dos próximos vestibulares, as faculdades vão oferecer três opções para o aluno de Educação Física: licenciatura, bacharelado ou os dois juntos”. Pedro explica que hoje o licenciado transita onde o bacharel não pode, mas o contrário não acontece, ou seja, o licenciado pode dar aulas em escolas e fora delas. Já o bacharel está proibido por lei de dar aulas em escolas.
A grade curricular da licenciatura em Educação Física é completada em um mínimo de três anos, com 2800 horas. O Bacharelado requer quatro anos de estudo, no mínimo, com 3200 horas. Para quem concluiu uma licenciatura, é necessário cursar pelo menos um ano e meio a mais para fazer a adaptação e obter o título de Bacharel.
Na FAGOC, o Instituto Superior de Educação passa a funcionar tendo como presidente o professor Pedro Alves Paiva e como suplente a professora Adriana Silva Mello. Representando o corpo docente, estão as professoras Rosely Maria Maffia e Vivianne Delfino Albuquerque Andrade. Os discentes são representados pelo aluno do 5 º período de Educação Física, Flávio Pulice Filho. O mandato deles tem duração de dois anos.
