UNIFAGOC
Língua internacional Esperanto é tema de palestra na FAGOC
Publicado em 03/03/2005
por Developer Unifagoc
                    					O projeto de difusão mundial da língua “Esperanto” será tema de palestra no próximo dia 8 de março, terça-feira, às 20h, na sala de multimeios da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC). O palestrante é o professor José Passini, ex-reitor da UFJF, doutor em Lingüística, professor de Língua Italiana e Esperanto na Universidade Federal de Juiz de Fora.
A conferência é aberta ao público em geral. Além dos estudantes da FAGOC, espera-se a presença de alunos dos cursos de Normal Superior e Pedagogia da Universidade Presidente Antônio Carlos e de professores da rede municipal, estadual e particular de ensino.
Passini, que publicou em 1995 o livro “Bilingüismo: utopia ou antibabel?” pela editora Pontes, analisa a necessidade de adoção, por todos os povos, da língua planejada “Esperanto”. Suas idéias estão também em um artigo disponível na internet em  http://www.filologia.org.br/anais/anais_272.html.
O Esperanto teve origem na Polônia, com o médico Lázaro Luiz Zamehof, em 14 de julho de 1887, e em 26 de julho do mesmo ano foi lançado no mundo. Trata-se de uma língua de fácil aprendizado, que tem por finalidades servir de meio de comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes. O vocabulário é internacional baseado nos principais idiomas modernos. É usado para contato pessoal com esperantistas em mais de mil cidades de cem diferentes países.
Outras informações sobre a língua Esperanto estão disponíveis na internet, em www.esperanto.org.br, www.cursodeesperanto.com.br e www.esperanto.cc. Em Ubá há um curso básico, “Esperanto-Klubo João Ernesto”, ministrado na rua Dona Mariana, 40, Centro.
Repórter Sandra Marques, Monitora da Agência de Notícias da FAGOC.
