UNIFAGOC
Luzes do Natal
Publicado em 18/12/2006
por Developer Unifagoc
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes durante o mês de dezembro. Acredita-se que esta tradição começou por volta de 1530, na Alemanha, com Martin Lutero, precursor da Reforma Protestante na Europa em 1507.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria e esperança.
O prédio da FAGOC já é um marco da decoração natalina em Ubá. Durante o mês de dezembro, o prédio principal transforma-se num enorme cartão de Natal com aproximadamente trinta mil micro lâmpadas. É sem dúvida alguma, um destaque na paisagem urbana.
A responsável pelo projeto, Maria Célia, secretária geral há cinco anos, diz que a ornamentação da faculdade tem como objetivo, reacender o espírito de Natal, o consagramento entre as pessoas, a renovação da fé e da esperança: “A comunidade vê a ornamentação como um símbolo natalino. Os moradores nos visitam, tiram fotos e até se emocionam”, disse Maria Célia, que fez questão de ressaltar que não é a única responsável pelo projeto. “O funcionário Júlio César teve um papel importantíssimo. Sem ele, dificilmente conseguiríamos fazer um trabalho tão bonito”.
Alunos de todos os cursos aprovaram a iniciativa da faculdade. Savyo Arantes, estudante do oitavo período de Ciência da Computação, se diz bastante satisfeito com a ornamentação natalina. “Gostei muito. Acho que mais prédios deveriam tentar recuperar esta tradição.”
Os estudantes de Jornalismo também manifestaram-se a respeito. “Comecei a estudar na FAGOC este ano. Foi a primeira vez que vi o prédio enfeitado. Achei o máximo. De longe conseguimos enxergar as instalações da faculdade”, disse Cíntia Neto, aluna do segundo período.


Você sabia que…
A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Textos e fotos: Déboda do Valle
2º período Jornalismo – especial para ANF
