UNIFAGOC

MEC prorroga até 03 de agosto o prazo para confirmação de dados do ProUni

Publicado em 31/07/2007
por Developer Unifagoc

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até 03 de agosto o prazo para que os candidatos pré-selecionados do ProUni (Programa Universidade para Todos) apresentem os documentos ao coordenador do ProUni na instituição comprovando as informações prestadas na ficha de inscrição. O estudante que, dentro deste prazo, não comparecer à instituição na qual foi pré-selecionado perderá o direito à bolsa.

O programa pré-selecionou 47.202 candidatos para preencher as bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade, disponíveis para o segundo semestre deste ano.

São das regiões Sudeste, Nordeste e Sul os estados com maior número de pré-selecionados: São Paulo (10.208), Minas Gerais (7.654), Bahia (4.149) e Rio Grande do Sul (3.670).

Segundo a coordenadora do ProUni, Paula Mello, os estudantes pré-selecionados terão que comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição para serem contemplados: renda dos membros da família, ensino médio completo em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral, e apresentar documentos de identificação e demais comprovantes solicitados pelo coordenador do ProUni na instituição. O aluno que não comparecer à instituição onde foi pré-selecionado nesse prazo perde o direito à bolsa, explica Paula Mello.

O ProUni recebeu 185.295 inscrições para as bolsas de estudos integrais e parciais disponibilizadas para o segundo semestre deste ano. A seleção do beneficiados com as bolsas de estudos foi feita pelo MEC, com base no resultado obtido pelo aluno no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Podiam concorrer a uma bolsa os candidatos com média igual ou maior do que 45 pontos no exame.

Aos estudantes com bolsas parciais também foi aberta a possibilidade de acesso ao FIES (Programa de Financiamento Estudantil) para o financiamento de metade do valor sob responsabilidade dos bolsistas. Além disso, bolsistas de alguns cursos integrais tiveram direito a uma ajuda de manutenção no valor de R$ 300.

Para aumentar o aproveitamento das bolsas pelos alunos, a segunda edição do ProUni em 2007 trouxe uma novidade: no ato da inscrição, o candidato pode fazer até sete opções de curso ou de instituição. Desde que o programa foi criado em 2004, o aluno tinha o direito de fazer até cinco opções. Segundo o o coordenador do programa, Celso Ribeiro, a mudança foi pautada no interesse em dar mais chances aos que buscam uma oportunidade de fazer um curso superior.

www.universia.com.br