UNIFAGOC

MEC quer curso de graduação em segurança

Publicado em 04/09/2006
por Developer Unifagoc

A proposta vai além da política atual do governo, que lança no dia 14 uma rede nacional de pós-graduação, lato sensu, dedicada ao tema.

A informação foi dada ontem (02/09) em Brasília por Ricardo Balestreri, diretor do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do Ministério da Justiça.

A proposta já foi avaliada positivamente pelo ministro Fernando Haddad, segundo Balestreri, e pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A rede de pós-graduação, que será lançada simultaneamente em 22 universidades, visa exatamente criar uma nova cultura de combate à violência.

MODELO


“”Nas três últimas décadas trabalhamos com um modelo que não deu certo””, disse Balestreri. “”Por isso precisamos construir uma nova mentalidade, um novo paradigma.””

Ele se recusou a definir o PCC e o Comando Vermelho como crime organizado. Definiu os dois grupos como “”chinelagem””, efeitos de uma matriz do crime organizado.

Essa matriz, segundo ele, movimenta US$ 1 trilhão por ano no mundo, e é composta por pessoas “”ilustres””, que não estão nos presídios brasileiros.


CRIME ORGANIZADO

“Eles não estão nas páginas policiais, mas nas colunas sociais. Não vivem em favelas, mas em mansões. Não traficam as drogas, fazem os negócios deles em Miami. E de preferência são poliglotas””, afirmou.

Balestreri disse que oligarquias importantes no Brasil se fizeram em cima do roubo de cargas.

fonte: MEC