UNIFAGOC
MEC reabre inscrições para o Fies
Publicado em 28/11/2006
por Developer Unifagoc
O MEC reabriu neste sábado (25) as inscrições para o Fies (O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que podem ser feitas até 3 de dezembro. São cem mil financiamentos de 50% da mensalidade a alunos de graduação que estudam em instituições de ensino superior privadas, em todo o País.
O Ministério suspendeu as inscrições durante a semana para que mais instituições pudessem aderir ao programa. Por isso, o diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do MEC, Celso Ribeiro, recomenda que os estudantes consultem o site do Fies, já que a oferta de financiamentos é maior.
O programa
O programa do MEC (Ministério da Educação) é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação contempla alunos regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Alunos do ProUni (Programa Universidade para Todos), que têm bolsa de 50% do valor da mensalidade e podem financiar 25% da parcela. Para os alunos que estão fora do ProUni, o programa financia 50% da mensalidade.
Desde a criação do FIES, no segundo semestre de 1999, o programa financiou os estudos de cerca de 390 mil alunos, com investimentos acumulados de R$ 4 bilhões. O programa veio a substituir o PCE/CREDUC (Programa de Crédito Educativo). A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos estudantes selecionados pelo ProUni para recebimento da bolsa parcial de 50%, regularmente matriculados em cursos de graduação. O FIES pode ser utilizado por estes estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do FIES, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.
Este ano, mais de 900 universidades, centros universitários e faculdades privadas aderiram ao programa. A adesão, que é voluntária, possibilita às instituições que seus alunos da graduação concorram aos 100 mil financiamentos abertos pelo Ministério da Educação. Dados do Depem (Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior) indicam que as 933 mantenedoras que estão no Fies em 2006 oferecem 19.599 cursos, em 1.799 campi espalhados em todas as regiões do País.
Em 2005, a maior procura por financiamento foi de alunos dos cursos de direito, enfermagem, administração, fisioterapia, ciências contábeis, medicina e educação física. Para as instituições, o Fies reduz a possibilidade de inadimplência e aumenta as garantias reais de que o aluno vai concluir o curso. Já para os estudantes, o financiamento de 50% da mensalidade reduz o desembolso e dá perspectiva de obtenção do diploma.
Mudanças
Nesta edição, a taxa anual de juros do financiamento baixou de 9% para 6,5%. Outra novidade é que os alunos que cursam licenciaturas, pedagogia ou cursos tecnológicos registrados no cadastro do MEC, terão acesso ao FIES com uma taxa de apenas 3,5% ao ano, o que significa juro zero. A medida pretende estimular o interesse dos jovens pela área afim de suprir uma carência na demanda de professores no País, além de contribuir para uma valorização do profissional, ao passo que tal medida demonstra a real necessidade brasileira em formar tais profissionais.
Seleção de candidatos
Os critérios de seleção do programa visam privilegiar os candidatos carentes, com família numerosa, sem casa própria e sem curso superior completo. Casos de doenças crônicas na família e de parentes matriculados em universidades pagas também podem beneficiar os interessados. De acordo com as regulamentações do FIES, cada estudante pode solicitar um financiamento de até 70% do valor da mensalidade cabendo a ele o pagamento dos 30% restantes.
www.universia.com.br
anf@fagoc.br
