UNIFAGOC

Mercado de trabalho exige qualificação

Publicado em 09/01/2007
por Developer Unifagoc

Pode ser um passo obrigatório rumo ao topo da carreira ou uma aposta bancada com sacrifício na qual se abre mão do salário – ou se acumula estudo e trabalho – para aumentar as chances de progredir. Pode ser o atalho para uma nova profissão ou uma guinada na atual. Outros enxergam no mestrado o caminho da sabedoria, a oportunidade de aprender temas que despertam sua paixão.

A possibilidade de dialogar com pessoas que compartilham seu interesse num ambiente estimulante, compromissado apenas com o saber, com a própria evolução. Se você é do primeiro grupo, tente pensar também como os do segundo. O sucesso caminha com a felicidade. Desvalorizar a satisfação pessoal é perigoso para a alma. Se for do segundo, tente ver o outro lado. O conhecimento e a sabedoria clamam por aplicação prática, por ser usados.

Em decorrência dos avanços do conhecimento e da crescente complexidade do mercado profissional, a pós-graduação deve desenvolver competências e habilidades para que o profissional esteja capacitado a realizar estudos e pesquisas em seu campo de trabalho, com postura técnico-científica, esteja apto ao exercício da docência no ensino superior e participe ativamente no desenvolvimento social e político da sociedade.

Mas, para ingressar em um curso de pós-graduação, além do diploma do curso de graduação exigido por lei, as instituições estabelecem requisitos que asseguram a seleção intelectual dos candidatos.


MODALIDADES

O Conselho Nacional de Educação conceitua a pós-graduação como sendo curso que segue à graduação. Divide-se a pós-graduação em dois níveis: o lato sensu e o stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu compreende cursos de especialização e aperfeiçoamento. Tem como objetivo formar e preparar profissionais especializados para atuarem no mercado de trabalho.
A pós-graduação stricto sensu envolve programas de mestrado e doutorado. O stricto sensu viabiliza a formação de docentes e pesquisadores.

Lato sensu

Especialização: É voltado para o aperfeiçoamento e extensão. Geralmente é procurado por pessoas que já concluíram um curso de graduação e que desejam adquirir conhecimentos específicos em uma área, para aplicação em sua atividade profissional.
Nesta modalidade, o aluno não escreverá teses acadêmicas, nem fará grandes pesquisas, mas será exigida a apresentação de um trabalho final, que demonstre domínio do objeto de estudo e a capacidade de expressar-se sobre ele. Desde que credenciados pela Capes, os certificados dos cursos têm validade nacional.

MBA: o conceito original de MBA surgiu nos Estados Unidos há mais de 30 anos, entretanto, no Brasil, surgiu há menos de dez anos, como uma forma de sofisticar os cursos de pós lato sensu, através do incremento das áreas de Business aos cursos existentes (eminentemente de especialização).

Para quem quer ingressar num MBA, o recomendável é que tenha, no mínimo, 3 anos de experiência profissional, pois parte da riqueza de um curso de MBA é a troca de experiências entre o professor e os alunos. Assim, se o aluno não tem experiência, tenderá a aproveitar menos o que é debatido em classe.

A principal diferença é que um Pós lato sensu é um curso que visa especialização em uma determinada área (por exemplo, Pós em Comércio Exterior ou em Turismo), enquanto um MBA, obrigatoriamente, tem uma carga bastante grande de matérias de Business (o BA do MBA).

Stricto sensu

Mestrado: Este curso é de natureza acadêmica e de pesquisa, mesmo atuando em setores profissionais tem objetivo essencialmente científico.
Esta modalidade de pós-graduação é procurada por quem pretender dar aula, pois visam desenvolver e aprofundar a formação adquirida no âmbito da graduação e conduzem à obtenção de grau acadêmico.

Do candidato ao Mestrado exige-se dissertação, sobre a qual será examinado, em que revele domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização. O mestrado pode ser encarado como etapa preliminar na obtenção do grau de doutor ou como grau terminal.

Doutorado: O doutorado tem por fim proporcionar formação científica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e poder criados nos diferentes ramos do saber. É um curso que forma pesquisadores.
Para obter o grau de Doutor, requer-se defesa de tese que represente trabalho de pesquisa importando em real contribuição para o conhecimento do tema.

Pós-doutorado: É um curso voltado para quem terminou o doutorado e pretende continuar aprimorando seus conhecimentos como pesquisador, o que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

ESTATÍSTICAS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está disponibilizando um importante conjunto de informações do seu banco de dados Coleta (DataCapes), onde poderão ser consultados os dados obtidos a partir de 1996 referentes à quantidade de programas/cursos, discentes (matriculados, novos, titulados), tempo médio de titulação, docentes com e sem dupla contagem.

BOLSA DE ESTUDOS

A Capes distribui mais de 11 mil bolsas de mestrado e mais de 5 mil de doutorado, o que corresponde a 50% das bolsas disponíveis no país, diretamente às instituições que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela agência e com nota igual ou superior a 3.
O interessado em uma bolsa da Capes deve procurar a coordenação do curso de pós-graduação em que pretende ingressar e se informar sobre os procedimentos e requisitos necessários para obtê-la. Os cursos são os únicos responsáveis pela seleção e concessão de bolsas de estudo da Capes aos candidatos que atendem os requisitos estabelecidos.

BOLSA NO EXTERIOR

Os programas de bolsa no exterior complementam os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil, formando docentes e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa do país. A Capes é a agência brasileira com maior atuação na área e mantém, permanentemente, mais de 1.400 bolsistas no exterior.
Os interessados em obter uma bolsa da Capes no exterior devem manter-se informados sobre os calendários e os procedimentos em vigor, consultando periodicamente seu site: www.capes.gov.br. Só serão aceitas candidaturas que seguirem estritamente os procedimentos definidos pela Capes. As modalidades previstas para os programas no exterior são: doutorado, estágio de doutorando e estágio pós-doutoral.

Fonte:7/01 – Agência Brasil