UNIFAGOC
Momentos de discussão sobre o jornalismo audiovisual
Publicado em 01/09/2004
por Developer Unifagoc
Durante três dias a sala de multimeios da FAGOC se transformou em um palco de discussões sobre jornalismo audiovisual. Profissionais que atuam no mercado de Minas e do Brasil estiveram em Ubá para falar sobre a realidade da profissão. Todos os dias houve a apresentação de trabalhos de alunos e professores da instituição.
No primeiro dia o professor da Universidade Federal de Viçosa, jornalista Ricardo Reis, fez uma palestra sobre a televisão digital e sua implantação no país. A apresentadora da TV Alterosa de Juiz de Fora, Elisângela Baptista, continuou falando sobre televisão e sobre a importância da ética no exercício profissional. Ela lembrou o perigo e os transtornos que o erro cometido pela imprensa pode trazer para a vida do cidadão.
No dia 26 foi a vez da professora de Língua Portuguesa, Márcia Carrano, retratar o “Silêncio na linguagem informativa e na linguagem literária”. Após a palestra houve o lançamento do seu livro de contos “Porção de tintas”. À noite, o radiojornalismo foi o tema trabalhado pelo chefe de redação da rádio Panorama de Juiz de Fora, Ricardo Wagner. O jornalista lembrou a necessidade de o profissional se adequar a vários veículos de comunicação para que possa se manter no mercado de trabalho tão competitivo.
O último dia do encontro foi reservado para o tema “TV Universitária”, com o professor Cláudio Magalhães, vice-presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) e diretor do canal universitário em Ouro Preto, Minas Gerais. Ele ressaltou a importância de um canal de TV para a divulgar a informação e prestar serviços à comunidade. Cláudio citou os principais exemplos de TVs universitárias no Brasil e disse que a concentração maior acontece nos estados do Sul e Sudeste brasileiro.