UNIFAGOC

O professor ‘datashow’

Publicado em 21/09/2006
por Developer Unifagoc

A educação superior pode (e deve) se beneficiar da tecnologia para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem. As ferramentas educacionais de auxílio ao docente se aperfeiçoam a cada dia.


A internet é o marco tecnológico da globalização no mundo. Depois dela um mundo de praticidade ficou ao nosso alcance. Entre elas, o data-show. Ele dá qualidade à aula quando projeta no telão a síntese dos pontos do conteúdo a ser ministrado; quando projeta filmes; exibe a internet; usa figuras, sons, imagens etc.


É um grande instrumento a serviço das práticas pedagógicas, sem dúvida. Mas utilização desse equipamento na educação merece questionamentos. Ao mesmo tempo em que representa modernidade, pode causar o grande transtorno na relação aluno x professor.


Segundo o professor Maurício Xavier, do curso de Administração da FAGOC, “o uso do data-show deveria se restringir à apenas lembretes, pois além de ser um equipamento caro, atrapalha a relação mais humanizada com o aluno, o tornando mais inibido,”disse.

Já para Cristiano Guimarães, professor de Educação Física, ”o uso do data-show é extremamente necessário, desde que usado da maneira correta”. Guimarães disse ainda que o que não pode acontecer, é a substituição do professor pelo equipamento.



Albert de Souza – 6º período Jornalismo – Monitor ANF

Adaptado de texto de Inácio Feitosa Neto:
Mestrando em Educação – UFPE;
Especialista em Didática do Ensino Superior.
fonte:http://www.mauricionassau.com.br/institucionais/faculdade/index.php?artigos/listar/157