UNIFAGOC
Pacientes em tratamento psiquiátrico apresentam peça teatral aos alunos de Medicina da Fagoc
Publicado em 20/08/2015
por Developer Unifagoc
“Queira ou não estamos aí”, foi o que disseram os pacientes em tratamento psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – Guido Sollero aos alunos do curso de Medicina da Fagoc na quarta-feira (19), durante uma intervenção teatral. A apresentação foi organizada pela professora France Araújo Coelho e pelo coordenador de marketing da Fagoc, Leonardo Gomes, como uma atividade de extensão da graduação.
Todo material para construção das obras foi retirado das histórias dos próprios pacientes/atores. Muitos deles viveram a realidade dos manicômios e vivenciaram toda a luta anti-manicomial. “Pretende-se propor uma reintegração dos pacientes na sociedade, ocupando lugares que são de direito deles e que muitas vezes são negados”, afirma France.
O diretor e responsável pela oficina de teatro, Fabricio Sereno, relata que “tudo é construído a partir da realidade e de material dos próprios alunos, resultando em uma obra que confronta o público com os estigmas e preconceitos quando confrontado com a saúde mental”.
O espetáculo:
Com foco na área de reabilitação, desenvolve-se no CAPS Guida Solero uma oficina teatral ministrada por Fabricio Sereno. A partir do estudo energético e presencial nasce um espetáculo intitulado “Queira ou não estamos aí”, que também é o nome do grupo. Espetáculo este que será apresentado em novembro no teatro do SESI.
O trabalho tem como principal objetivo a reinserção dos pacientes na sociedade, buscando ocupar espaços que são deles de direito e que muitas vezes lhes são negados.
Como primeiro trabalho foi proposta uma performance que carrega o nome do espetáculo. Propõe a ocupação de espaços não convencionais para a execução da obra de arte, com um encontro direto dos atores com o público, da readequação do público e do local, do momento presente na comunhão entre comunidade e pacientes.
