UNIFAGOC

Parceria entre curso de Ciência da Computação e escola proporciona acesso à informática para crianças

Publicado em 05/04/2006
por Developer Unifagoc

Os alunos ganharam espaço, máquinas e monitores para as aulas de computação.

Ao ler uma reportagem sobre um projeto de inclusão digital, a pedagoga Larissa Abranches decidiu ajudar os alunos da Escola Francisco Arthidoro da Costa, onde já trabalhava. Enviou uma carta ao Ministério da Educação Especial, solicitando um laboratório de informática para que os estudantes tivessem acesso a um ensino mais didático.

No início de 2005, quando já nem acreditava mais que fosse possível concretizar aquele sonho, veio a resposta do Ministério da Educação. A escola ganharia cinco computadores. As máquinas chegaram em junho daquele ano.

A parceria com a Fagoc começou com a busca por estagiários para atuarem no setor de informática. Em 2005, a faculdade foi responsável pela indicação dos oito estagiários que prestavam serviços na área de informática aos 40 alunos da Escola Francisco Arthidoro da Costa. Hoje os estagiários trabalham duas horas por dia, duas vezes por semana, atendendo a 45 alunos, portadores ou não de necessidades especiais. *
A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema “Fraternidade e pessoas com deficiência”, preocupando-se com as pessoas com necessidades especiais. A Fagoc já realiza esse projeto de Inclusão Digital desde 2003. Mais de duzentas crianças já tiveram acesso ao mundo da informática.

O projeto na Escola Francisco Arthidoro agradou tanto aos beneficiados e familiares que passou a ganhar mais espaço. Isso motivou Larissa Abranches, pedagoga especializada em psicopedagogia, a não desistir. O governo ofereceu um curso de capacitação em Linux para duas pessoas. “A sensação de que o esforço estava valendo a pena estava se confirmando”, disse Larissa quando viu o empenho das pessoas que viam seu sonho nascer.

A partir daí, a pedagoga entrou em contato, novamente, com o coordenador do curso de Ciência da Computação da Fagoc, Luciano Barbosa e propôs a ampliação da parceria. Assim, uma das estagiárias do curso, que trabalhava voluntariamente no projeto de inclusão digital na escola, foi contratada.

A estagiária escolhida para dar o curso básico de 20 horas de capacitação em Linux para Larissa e Josélia Barros, funcionárias da escola, foi Jaqueline Angélica Guiducci, aluna do 3º período de Ciência da Computação. Após a capacitação, Larissa e Josélia serão as responsáveis por repassarem as aulas de informática aos 45 alunos, que estudavam na APAE e na escola regular.

Para os alunos que fizeram o curso em 2005 e continuam neste ano, a alegria continua. “É muito bom colorir, brincar com os joguinhos ou aprender qualquer coisa. Tudo fica uma beleza”, relata Fabiana Ferreira, aluna, portadora de necessidades especiais, da 3ªsérie do Ensino Fundamental. Ricardo Simões, Arithélia Soares e Sérgio Soares também estudam na parte da manhã e vão à escola à tarde para as aulas de reforço pedagógico e informática.

Na foto, o coordenador do curso de Ciência da Computação da Fagoc, Luciano Barbosa, os monitores e alunos do curso de informática.

Nathalia Bernardino – monitora da ANF