UNIFAGOC
Patronato São José inaugura, dia 9, Telecentro Comunitário
Publicado em 06/12/2005
por Developer Unifagoc
                    					Taís Alves, 
Jornalista e Coordenadora do
 curso de Jornalismo da Fagoc.
Com o objetivo de promover a inclusão social, através do aprendizado da informática, a Sociedade Ubaense de Artes e Ofícios (Patronato São José), em parceria com o Banco do Brasil, Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, AMAVIC, Unipac e Prefeitura Municipal de Ubá, inaugura, no dia 9 de dezembro, às 18 horas, o Telecentro Comunitário José Barreto.
A unidade funcionará na sede do Patronato, à avenida Francisco Teixeira do Nascimento, 510, bairro Vila Casal, contando com 10 computadores. No primeiro momento, serão oferecidos cursos de informática básica, acessíveis aos alunos da instituição e moradores da comunidade da Vila Casal e adjacências. A iniciativa tem como objetivo colocar a tecnologia digital à disposição da comunidade. Poderá oferecer os seguintes serviços: acesso à Internet, treinamento no uso básico de um computador, realização de trabalhos escolares, além de outras atividades.
O Telecentro Comunitário José Barreto tem o nome de uma personalidade que contribuiu para o crescimento do Patronato. Foi um dos seus fundadores. O trabalho teve continuidade com o seu filho, Sebastião Barreto (Santinho Barreto), falecido recentemente e que foi eleito para fazer parte da diretoria do telecentro.
Mais do que uma simples sala de informática, trata-se de um instrumento de inclusão social e de desenvolvimento da cidadania; por isso, o Telecentro é uma importante conquista da comunidade, que será a responsável pela sua gestão e sustentabilidade, por meio do Conselho Gestor Comunitário eleito com representantes das entidades parceiras: Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Ubá, Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (FAGOC), Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) e Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Vila Casal (AMAVIC).
Atuarão como instrutores dos cursos um aluno do Curso de Ciência da Computação da FAGOC e outro da Unipac, cedidos como bolsistas da prefeitura de Ubá. A presidência do Telecentro ficará a cargo do diretor geral da FAGOC/Ubá, professor Marcelo de Oliveira Andrade.
O Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil já implantou 1000 telecentros comunitários em todo o país, em 2004. Só em Minas Gerais foram 110 Telecentros e estão previstos mais 40. Trata-se de um dos maiores programas de Inclusão Digital da América Latina.
