UNIFAGOC
Pesquisa revela comportamento ecológico dos estudantes da Fagoc
Publicado em 03/06/2005
por Developer Unifagoc
Os estudantes do 2° e 3° períodos de Jornalismo aplicaram, nos dias 01º e 2 de junho, um questionário de onze perguntas que visa medir o “comportamento ecológico dos estudantes noturnos da Fagoc com relação ao consumo de água e descarte do lixo”. A pesquisa integra uma campanha de conscientização marcada em função das celebrações do dia mundial do meio ambiente, no próximo 5 de junho, domingo. Foi elaborada pelos próprios estudantes de Jornalismo, sob orientação da professora responsável pela Agência de Notícias da Fagoc (ANF), Luciana Mendonça de Melo.
Responderam ao questionário 316 alunos, dos cursos de Administração de Empresas, Ciência da Computação, Educação Física e Jornalismo. Os dados obtidos foram tabulados e o próximo passo será a análise dos mesmos, que está a cargo da estudante do 7º período de Jornalismo, Fernanda Bernardino. A turma dela está também produzindo um jornal impresso sobre meio ambiente, com atenção especial em Ubá, como atividade da disciplina “Laboratório Gráfico”.
A partir da análise dos dados obtidos com a pesquisa, será possível saber, por exemplo, se os estudantes têm o hábito de economizar água em casa, seja durante o banho ou ao lavar louças. A pesquisa deverá também revelar hábitos como o de jogar o lixo em lixeiras apropriadas e de não sujar as ruas da cidade com papéis e plásticos.
Os pesquisadores foram de sala em sala, no horário das aulas da noite, e os alunos foram orientados a não se identificarem, para que houvesse sinceridade nas respostas. Os estudantes de Jornalismo do 2º e 3º períodos vão, agora, produzir reportagens sobre o comportamento ecológico desejável das pessoas com relação ao assunto da pesquisa.
Outra ação motivada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente é a de incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica da Fagoc em campanhas ecológicas. Uma primeira idéia, que recebeu pronto apoio do Diretor Administrativo da faculdade, Clécio Giorni, é a de realização da coleta seletiva do lixo gerado dentro do campus. Para isso, será preciso realizar convênio com a Associação Comercial e Industrial Ubaense dos Catadores de Materiais Recicláveis (Aciu-Camares), que realiza a coleta seletiva e o desenvolvimento de métodos de reciclagem em Ubá.
Em Ubá, o Centro de Estudos, Análise e Pesquisa Ambiental (Ceapa) da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), juntamente com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar, dentre outras instituições, promoveram, de 31 de maio a 2 de junho, a I Semana do Meio Ambiente, com palestras e painéis sobre o assunto.
5 de junho: data é comemorada mundialmente
No dia 05 de junho, comemora-se o dia mundial do meio ambiente. A ecologia passou a ser uma preocupação em todo o mundo, principalmente a partir de meados do século XX, quando os cientistas passaram a alertar a população para a degradação que a humanidade provoca na água, no solo, nas áreas verdes e no ar da Terra.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamento de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Os poderes públicos, a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e mesmo cada cidadão, isoladamente, devem tomar consciência das necessidades de se buscar soluções para o gerenciamento ambiental e o desenvolvimento sustentável no planeta.
Para saber mais sobre meio ambiente acesse:
www.greenpeace.org.br,
www.wwf.org.br,
www.cempre.org.br,
www.ana.org.br,
www.vivagua.org.br,
www.meioambienteurgente.blogger.com.br,
www.mma.gov.br,
www.ibge.gov.br/bgteen/datas/ecologia,
www.sosmatatlantica.org.br,
www.agenda21.or.br,
www.ctesb.sp.gov.br,
www.na.bol.com.br/recicle,
www.recicloteca.org.br/aguamepoupe,
www.uniagua.org.br,
www.chicomendes.org.br,
www.sosamazonas.org.br,
www.suapesquisa.com/poluiçãodaagua,
www.copasa.com.br.
Colaboração de Sandra Marques, Monitora da ANF, e dos estudantes do 2º e 3º períodos de Jornalismo da Fagoc.
