UNIFAGOC
Portal da Fagoc: mais informação e interatividade
Publicado em 06/12/2005
por Developer Unifagoc

Reportagem de Fernanda Amaral Bernardino,
8º período de Jornalismo,
publicada na edição de dezembro do
informativo impresso Jornal da FAGOC.
Com o objetivo de propor mudanças e reformulações que transformam o site da Fagoc em um portal mais interativo, a estudante de Jornalismo, Ivi Monteiro, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso. Baseada em autores que estudam o assunto, como Jacob Nielsen e Margarida Kunsch, que tratam de conceitos como interface, usabilidade e comunicação organizacional integrada, a estudante analisou sites de outras instituições de ensino superior, para dar base à reformulação do site da Fagoc.
Foram propostas mudanças, como uma nova interface e links que fazem do site um ponto de referência para os estudantes, funcionários e demais interessados, com informações detalhadas e atualizadas sobre a instituição. A estudante diz que existem dois motivos principais que a incentivaram a desenvolver este projeto: o pioneirismo deste assunto dentro do curso de Jornalismo da Fagoc e a sua “paixão” pela instituição. “Não gostaria de desenvolver um projeto que ficasse arquivado na biblioteca, mas algo que todos pudessem conhecer, usufruir, e assim, deixar um resultado positivo para a Fagoc, que tanto contribuiu para o meu crescimento profissional”, afirmou Ivi.
Para a coordenadora do curso de Jornalismo, Taís Alves, o novo portal da Fagoc representará um passo importante para a comunicação institucional. “O portal vai ampliar o relacionamento da instituição com a comunidade interna e externa, possibilitando o acesso de um número maior de pessoas às informações da faculdade”, afirma Taís.
O projeto já está sendo implementado. Algumas das mudanças feitas no site da Fagoc nos últimos meses fazem parte das propostas feitas na monografia. O responsável pelas mudanças é Rodrigo Gomide, coordenador do setor de Tecnologia da Informação da Fagoc e também aluno do curso de Jornalismo. Ele informa que a rede interna de serviços acadêmicos, chamada “Pandora”, também terá novidades para o próximo ano, facilitando principalmente o acesso de alunos e professores.
Os Projetos Experimentais no curso de
Jornalismo
No último ano do curso, o estudante de Jornalismo passa pelas disciplinas Projetos Experimentais I e II. Nelas, recebe a orientação de um professor para realizar a pesquisa na área de Comunicação Social. A avaliação é feita a cada semestre, sendo o aluno responsável por comparecer às orientações e cumprir os prazos estabelecidos pelo professor-orientador.
Cada etapa é independente da outra. No primeiro semestre, o aluno faz a pré-defesa e recebe sugestões da banca para a defesa final. Na segunda fase, o aluno revê as questões apontadas pela banca na pré-defesa, melhora o texto, com as orientações do professor e apresenta o projeto novamente. Nas duas etapas as notas são independentes.
Além do projeto da estudante Ivi Monteiro, “Fagoc.br: um salto do site ao portal”, foram apresentadas também as monografias de Fernanda Amaral, “ O Imparcial e a década de 20 em Rio Pomba”, de Mariana Reis, “Comunicação interna no Grupo Mota”, de Alex Daniel Silva, “Capitão América x 11 de setembro”, de Sandra Marques, “O rádio e o imaginário” e de Danúbia Mota, “Rádio comunitária x rádio comunidade”. A biblioteca Antonio Olinto, da Fagoc, arquiva uma cópia dos trabalhos, para consulta de seus usuários.
