UNIFAGOC
Pós-graduação abre portas para o futuro
Publicado em 08/09/2006
por Developer Unifagoc

O mercado não é mais como era 20, 10, cinco ou dois anos atrás. Novas tecnologias e novos modelos de gestão demandam um novo perfil profissional, com habilidades técnicas e, principalmente, humanas muito bem desenvolvidas.
Mas qual será a dinâmica do mercado nos próximos anos? Quais serão as necessidades das pessoas? O que as organizações precisam fazer para atender a estas novas necessidades?
Segundo o professor Paulo Veloso, coordenador do curso de Administração de Empresas da FAGOC, “a tendência é a de que as inovações tecnológicas ocorram cada vez em menor período de tempo”.
Veloso pensa ainda que o mercado é o principal agente transformador: “haverá uma seleção natural do mercado em favor daqueles que tiverem capacidade de acompanhar essa evolução e se adequarem a nova lógica de mercado”. De acordo com o coordenador, a elevação da competitividade passa a ser a ordem do dia e aquelas pessoas ou empresas que não tiverem capacidade de acompanhar essa nova dinâmica, serão, excluídas rapidamente do mercado.
As organizações e as pessoas já sabem que a informação é o capital mais valorizado na atualidade. Acontece que as informações evoluem e os profissionais precisam acompanhar esta evolução. Hoje em dia, há muita informação acessível:
“Estamos na era do conhecimento, da inovação, da criatividade, do arrojo profissional. O capital mais importante das empresas passa a ser o intelectual. Portanto, a necessidade básica será capacidade de acompanhar as mudanças e absorver conhecimento. O segredo está em saber utilizá-la de forma adequada, como transformá-la em capital e, principalmente, como implementá-la de forma eficaz nas organizações”, disse Paulo.
Mas de que forma podemos conduzir esse processo? Segundo o professor
Paulo Veloso “as organizações são dirigidas por pessoas, logo, serão reflexos da capacidade de seus gestores. Num mundo globalizado, a pro-atividade, ou seja, a capacidade de antecipar-se e entender os sinais emitidos pelo mercado é que fará a diferença. Uma organização só obterá sucesso nesse mercado quando conseguir formar uma equipe qualificada, motivada e capaz de perceber essas mudanças e entender esses sinais”.
Foi com esta visão que a FAGOC desenvolveu seu curso de pós-graduação, com o objetivo de melhor preparar o profissional para as novas tendências do mundo corporativo: “Podemos afirmar que investir na qualificação profissional é a base para manter-se competitivo e garantir espaço nesse mercado cada vez mais concorrido. A formação de capital intelectual será o divisor de água entre o sucesso e o fracasso nesse novo contexto mercadológico. Logo, estimular a qualificação profissional poderá ser a saída para a sobrevivência das empresas”, complementou Paulo Veloso (foto).
