UNIFAGOC

Pós graduação abre portas para o mercado de trabalho

Publicado em 27/02/2008
por Developer Unifagoc

Pós graduação abre portas para o mercado de trabalho

Fazer ou não fazer pós-graduação?

Assim que se formam é comum, os jovens profissionais ficarem com uma sére de dúvidas: Será que fazer uma pós-graduação é um bom investimento? Será que vale a pena sentar novamente nos bancos escolares, ou melhor seria buscar o mercado, e ficar longe por um tempo dos estudos? A ANF procurou o professor Paulo Veloso, mestre em Economia Aplicada e administrador, coordenador do curso de Administração da FAGOC para tentar responder a algumas dessas perguntas. Afinal, vale a pena fazer pós-graduação? Qual o momento correto?

ANF: Vale a penas para o administrador sair da graduação e já investir num curso de pós-graduação?

Paulo Veloso: Não apenas para os administradores como para qualquer profissional essa é uma questão que tira o sono. Fazer pós-graduação, aperfeiçoamento e um batalhão de outros cursos menores ou se dedicar apenas à vida profissional, tirando férias dos estudos? Acredito que num mercado como o de Ubá, onde as empresas começam a demandar por especialistas, sem dúvidas vale a pena estender a formação por mais um ou dois anos. E ai sim entrar definitivamente no mercado com um currículo mais competitivo.

ANF: E como resolver tal questão, ou seja, como o recém-formado pode perceber o que deseja o mercado?

Paulo Veloso: Profissionais renomados da área de recrutamento e seleção de empresas argumentam que para quem já fez algum tipo de estágio e já estão inseridos no mercado de trabalho, uma pós graduação(especialização-lato sensu) é uma excelente forma de dar um salto na carreira. É necessário, porém, que se esclareça que a pós-graduação tem duas linhas distintas: a stricto sensu e a lato sensu.

ANF: Qual a principal diferença entre essas duas linhas?

Paulo Veloso: A pós-graduação lato sensu compreende as especializações, MBA´s e o mestrado profissionalizante, que buscam instrumentalizar uma profissão. A Strictu Sensu é composta pelo mestrado e doutorado. A escolha entre um e outra depende das aspirações futuras de cada pessoa.

ANF: O mercado de trabalho está passando por transformações. Cada vez mais profissionais, principalmente em nível executivo, estão enfrentando novos desafios e forte concorrência. Nesse sentido, por qual linha de pós graduação o profissional deve optar?

Paulo Veloso: Isso depende do perfil e expectativa profissional de cada um. Geralmente quem opta pelo mestrado ou doutorado são aquelas pessoas que pretendem seguir a vida acadêmica; já os que escolhem fazer uma especialização estão mais focados no mercado de trabalho. Vale lembrar que em nossa região existem várias empresas buscando especialistas nas mais diversas áreas e não encontram. Sendo assim, a resposta é pessoal, depende da vocação de cada um. Mas fica claro que não podemos parar de investir em nossa carreira.


Agência de Notícias da Fagoc (ANF)
Coordenador: Artur Moreira (Mtb 22.579)
Monitores: Daniela Durigueto e Rafaela Namorato

Faculdade Ubaense Ozanam Coelho
Rua Dr. Adjalme da Silva Botelho, 20
Bairro Seminário – Ubá – MG – 36500-000
Mais informações: (32) 3539 5600

www.fagoc.br