UNIFAGOC

Pré-lançamento do documentário “Colônia Padre Damião: o crime de uma doença” foi coroado pelo sucesso

Publicado em 30/06/2009
por Developer Unifagoc

Uma noite especial. Um assunto que, ainda, desperta o preconceito. Um grupo de pessoas ousando em busca do melhor. Assim, unindo todos esses componentes, aconteceu com sucesso merecido, o pré-lançamento do documentário “Colônia Padre Damião: o crime de uma doença” no dia 25, último.


O vídeo com duração de aproximadamente 30 minutos conta mais de seis décadas de uma história sofrida, mas que aos poucos vem ganhando nova forma. Ele retrata a trajetória da comunidade da Colônia Padre Damião que há anos é assolada pelas histórias dos hansenianos que ali viveram, mas que atualmente desenha um novo futuro. Além das histórias do local, o documentário traz ainda os depoimentos de Dona Augusta, uma simpática senhora que foi internada na Colônia aos 13 anos de idade, em 1947 e que até hoje vive no local, onde construiu uma nova vida.


A ideia da elaboração deste documentário surgiu a partir de uma proposta da disciplina Introdução ao Jornalismo, ministrado pelo professor Raul Carneiro no 1º período de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo da Fagoc. Já toda a organização e produção do evento estiveram a cargo dos alunos da disciplina Gestão e Produção de Eventos, também ministrada no 1º período pelo Professor Artur Moreira. O mesmo foi produzido pelos alunos Cristiano Magalhães (pesquisa, filmagens e argumentos), Maurício Santos (direção) e Michele Lopes (filmagens, entrevistas e argumentos) que não escondiam a ansiedade e satisfação pela concretização do projeto.


Prestigiaram o pré-lançamento do documentário o Secretario Municipal de Educação, Samuel Gazola, na oportunidade representando o Prefeito Vadinho Baião, a Secretaria Municipal de Cultura, Aparecida Camilloto, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Cláudio Ponciano, o Diretor da Casa de Saúde Padre Damião Cléverson Mosqueira e o Presidente Regional do Movimento de Reitegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), Sebastião José Manoel. Presentes também o Diretor Geral da Fagoc, Marcelo Oliveira Andrade, o Coordenador e Professor do curso de Jornalismo, Raul Carneiro Filho, o Professor da disciplina, Artur Moreira, a Coordenadora Acadêmica, Ana Maria Di Mango, a Pedagoga Daniela Silva, professores, alunos, familiares e membros da comunidade.


“Ficamos muito orgulhosos por reunir tantas pessoas, para juntos prestigiarmos um momento especial como este. Ao mesmo tempo temos que parabenizar aos alunos pelo empenho e dedicação para com todos os trabalhos e para com este em especial. Continuem nesse caminho, pois essa é a postura que, com certeza, fará diferença no mercado de trabalho”, declarou Marcelo Andrade.


Feliz também com a iniciativa, Doutor Cléverson Mosqueira, acenou novas parcerias entre a FHEMIG, através da Casa de Saúde Padre Damião e a Fagoc. “Nós só temos que agradecer o carinho. Sabemos o quanto é difícil contar uma história de 60 anos, tão intensa como esta, em apenas 30 minutos. Esse momento não lança apenas o documentário, mas lança também a chegada de novas parcerias. Nós estaremos sempre de portas abertas para vocês”.


Após a exibição do documentário o clima foi de comoção. O público reagiu com aplausos, de pé, ao que tinha assistido. Muitos não esconderam as lágrimas que insistiam em rolar por se tratar de uma história que, mesmo se passando ao lado, muitas pessoas ainda desconhecessem.


“Jornalismo é isso. É encarar realidades, demonstrar que existe vida! Hoje essa história não será mais apenas vista, ela passa agora a ser observada com todo cuidado. É muito gratificante para mim como cidadão, professor e jornalista assistir um trabalho tão envolvente como esse”, destacou o Coordenador Raul Carneiro Filho.


“Não digo estar surpreso com esse resultado, pois sabia do talento dos meninos, bem como de toda a turma que apresentou excelentes trabalhos também. O que digo é que estou imensamente feliz e satisfeito com o resultado. Tudo foi trabalhado de forma profissional e só poderia mesmo dar nesse sucesso. Isso demonstra o quanto é importante confiar nos alunos e deixar que eles façam acontecer”, enfatizou Artur Moreira, lembrando que toda a produção do evento de pré-lançamento do documentário ficou a cargo dos demais alunos, que encararam a função com total responsabilidade e profissionalismo.


Ainda extasiado, o diretor do documentário Maurício Santos falou da experiência em produzir este trabalho já no 1º período do curso e da receptividade que o mesmo encontrou. “Este vídeo nos trouxe muitas experiências, inclusive de vida, onde pudemos perceber que muitas coisas acontecem sem a gente perceber. A Colônia é um lugar rico em histórias e vimos ali uma fonte inesgotável de informações que desde o primeiro momento quisemos levar a todos. Estamos felizes e orgulhosos e encorajados para novos desafios”, declarou. Maurício passou às mãos do Diretor da Fagoc uma cópia do vídeo para que essa possa compor o acervo da Biblioteca Antônio Olinto e dessa forma levar importantes informações sobre a cura da Hanseníase a todos, eliminando assim o preconceito.


Após a exibição do vídeo e das considerações finais, um coquetel foi oferecido aos presentes como confraternização e comemoração pelo pré-lançamento.