UNIFAGOC
Professor da Fagoc dá dicas para se obter o primeiro emprego
Publicado em 25/10/2007
por Developer Unifagoc
Num mercado cada vez mais competitivo, muitos jovens não conseguem trabalho por falta de experiência. Rafaela é um exemplo. Após terminar o ensino médio, a jovem de 18 anos passou a buscar um espaço no mercado de trabalho. “Quero fazer faculdade, e preciso de um emprego que possibilite pagar meus estudos. Já comecei a correr atrás”, destacou Rafaela Demartine, enquanto distribuía seu currículo.
Mas a grande dificuldade enfrentada por Rafaela é a de todo jovem que quer trabalhar: entrar no mercado. “É difícil. Todo mundo exige experiência. Só que para você tê-la é necessário que haja a primeira chance, mas isso ninguém aceita e continua cobrando experiência. Fica complicado”, afirmou a jovem, sem disfarçar uma certa ironia no sorriso.
Por isto, o estágio pode ser uma boa ferramenta para a conquista do primeiro emprego, como atesta o mestre em Gestão de Pessoas e professor da Fagoc, Leônidas Fagundes. “É preciso que o jovem busque de alguma forma a inserção no mercado como estagiário. Eu diria que a porta de ingresso no mercado é o estágio, porque é a partir dele que se ganha experiência que tanto as empresas procuram”, explicou o especialista.
