UNIFAGOC

Professora conclui mestrado acadêmico em Educação Física

Publicado em 05/09/2007
por Developer Unifagoc

Depois de muito estudo e muitos quilômetros rodados, a professora e coordenadora do Curso de Educação Física Lúcia Cruz (foto) concluiu seu mestrado. Ela foi aprovado com nota máxima, na apresentação de sua dissertação na Universidade Católica de Brasília – DF, neste 30 de agosto.

A professora defendeu o tema Efeito da Ginástica Laboral sobre Autoconceito Físico de Trabalhadores Operacionais, e passa a integrar o grupo de professores da Fagoc que possuem a titulação: “Todos que já tiveram a experiência de uma pós-graduação, em nível de mestrado, principalmente, fora de seu domicílio, sabem das dificuldades enfrentadas. E o apoio que a instituição me dispensou, ajudou a enfrentar as dificuldades desta jornada”, diz a mais nova Mestre da Fagoc.

Durante a apresentação de sua dissertação, Lúcia foi avaliada por uma banca composta de professores Dr. Ricardo Jacó de Oliveira, Dr. Luís Otávio teles Assumpção, Dra. Carmen Silvia Grubert Campbell e Dr. Francisco Martins da Silva.

Segue abaixo um resumo da defesa de Lúcia Cruz.

Vários programas voltados para a saúde do trabalhador têm sido elaborados no sentido de minimizar várias doenças ocupacionais. A Ginástica Laboral é composta de exercícios de alongamento e relaxamento complementado com atividades lúdicas e ações sócio-educativas, realizados todos os dias no próprio ambiente de trabalho.

Proporciona benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais. O indivíduo necessita conhecer o seu corpo, é preciso de referências de imagens, sejam elas do outro ou de si próprio, desta forma o Autoconceito Físico é entendido como o conjunto de atitudes que um indivíduo tem para consigo mesmo e constitui-se de componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.

Neste sentido a Ginástica Laboral foi a intervenção usada para verificar o efeito desta atividade sobre o Autoconceito Físico do trabalhador do setor operacional. A amostra foi composta por 80 trabalhadores, do sexo masculino de uma única empresa da região metropolitana de Belo Horizonte, foi utilizado o Inventário do Autoconceito Físico (IAF) aplicado antes e após seis meses do programa de Ginástica laboral . As dimensões do Autoconceito Físico abordadas foram: imagem corporal, aptidão física e aparência física.

Os métodos de análise de dados foram: A estatística descritiva, o teste não paramétrico de Wilcoxon atribuída para pares comparados e execução das análises fatoriais exploratória. Concluiu-se que a dimensão imagem corporal e aparência física foram significativas entre os pares em determinadas variáveis, são necessários mais estudos em diferentes grupos e culturas para verificar os efeitos da Ginástica Laboral sobre autoconceito físico de trabalhadores do setor operacional.

anf@fagoc.br