UNIFAGOC

Professora da FAGOC lança livro na Academia Brasileira de Letras

Publicado em 01/11/2004
por Developer Unifagoc


Foi lançado, no dia 26 de outubro, na Academia Brasileira de Letras, o livro Antonio Olinto: uma viagem da realidade à ficção, da professora da Faculdade Ubaense Governador Ozanam Coelho, Cláudia de Moraes Sarmento Condé, Mestra em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). O livro é a publicação da dissertação de Mestrado da autora.


Seus ex-professores do mestrado prestigiaram o lançamento da publicação: os professores doutores William Valentine Redmond, orientador de Cláudia, Thereza Domingues, Nícea Helena Nogueira, Eliane Vasconcelos e a mestre em Literatura Brasileira, Maria Elizabeth Sacchetto, coordenadora do curso de graduação em Letras.


As obras Brasileiros na África e A casa da água, do acadêmico ubaense, são analisadas sob o enfoque da apropriação da realidade em ficção. Cláudia discute, ainda, como ocorreu a transição do autor entre o jornalismo e a literatura, traçando um paralelo entre os dois gêneros.


O lançamento do livro marcou a inauguração do Instituto Antonio Olinto, que se dedicará à educação à distância e à promoção da literatura brasileira em níveis nacional e internacional. Participaram da solenidade autoridades locais e nacionais, como ministros do governo e representantes da educação e da cultura brasileira.


Antonio Olinto possui uma coleção de arte africana em esculturas de madeira, bronze e marfim, que passará a se constituir em patrimônio do novo instituto, qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.