UNIFAGOC

Professoras da Fagoc participam da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Ubá

Publicado em 19/10/2005
por Developer Unifagoc

Promovida pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, juntamente com a Prefeitura, acontece neste sábado, 22 de outubro, no salão de eventos da Apae, a 1ª Conferência Municipal de Cultura.

O evento, que vai de 13h às 18h, pretende mobilizar a sociedade e os meios de comunicação sobre a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável do município.

Com o tema “Estado e Sociedade Construindo as Políticas Públicas de Cultura”, a Conferência pretende estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, estimulando relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil.

O ponto forte da Conferência serão as oficinas temáticas, como “Gestão Pública da Cultura”, por Edmar Pereira, “Cultura é Direito e Cidadania”, por Maria Célia de Oliveira, “Economia da Cultura”, por Evandro Doriguetto, “Patrimônio Cultural”, com Anderson Moreira e “Comunicação é Cultura”, que será abordada pela coordenadora do curso de Jornalismo da Fagoc, Taís Alves, juntamente com a professora Cláudia Condé.

Como explica Taís, a oficina “Comunicação é Cultura” pretende mostrar como se trabalha a comunicação de vários ângulos. “Vamos aprender a trabalhar comunicação através da cultura. E aprender ainda, que quando produzimos a cultura regional estamos trabalhando a comunicação, esses são os pontos que serão abordados na oficina”, disse Taís.

Ainda, segundo ela, a comunicação se entrelaça com cultura. “Na Conferência vamos discutir que sem comunicação não se consegue fazer cultura em lugar nenhum. A comunicação é cultura pura, e é isso que vamos analisar no evento”, destacou a coordenadora de Jornalismo.

Segundo a chefe de Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Elizabeth Barros, o evento promete melhorias no desenvolvimento cultural da cidade. “Vamos trabalhar para unir o município e a sociedade e promover a cultura, levando propostas para o Estado”, ressaltou Elizabeth.

Ainda, na programação, estão previstas mais duas palestras, sendo uma de Érica Delgado, superintendente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a primeira fundação municipal no setor cultural criada em Minas Gerais, com o tema “Estado e Sociedade Construindo as Políticas Públicas de Cultura”, e outra de César Piva, gestor Cultural do Instituto Cidade de Cataguases, que irá falar sobre o desenvolvimento de projetos culturais de acordo com a lei de Incentivo à Cultura.

Para os alunos de Jornalismo, a participação vale como atividade complementar. “Todos que quiserem participar conosco estão convidados. O evento é gratuito, aberto ao público. As inscrições e credenciamento serão feitos no sábado mesmo e no local”, destacou a coordenadora Beth Barros.

Ao final da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Ubá serão eleitos delegados que irão participar da Conferência Estadual de Cultura, em Belo Horizonte, no dia 15 de novembro. Os delegados eleitos em Minas irão participar em Brasília, no período de 13 a 16 de dezembro, da 1º Conferencia Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura.

A Conferência conta com o apoio da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (Fagoc), além de outras entidades, como a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial “Solano Trindade”, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, a o Instituto Antônio Olinto, o Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha (IMLOR) e o Sindicato dos Marceneiros e a 38º Superintendência Regional de Ensino de Ubá.

Confira algumas fotos de monumentos históricos de Ubá,
que serão exibidas durante a Conferência:



Prédio da antiga Estação Ferroviária de Ubá,
na Praça Guido, Centro da cidade.



Grande Hotel, também localizado na Praça Guido.



Prédio da Prefeitura Municipal de Ubá.



Torre do prédio onde funcionava um banco

dos antigos fazendeiros de café da cidade.
Hoje guarda um acervo de jornais antigos,
funcionando como museu.



Escola Camilo Soares, a mais antiga de Ubá.


Repórter Roberta Barros, 4º período de Jornalismo, Monitora da Agência de Notícias da Fagoc – ANF.

Comente esta matéria: envie sua opinião para a Agência de Notícias da Fagoc – anf@fagoc.br.