UNIFAGOC
Professores e estudantes da Fagoc criam o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Filmes (GEPF)
Publicado em 07/08/2007
por Developer Unifagoc
A idéia nasceu em 2002, tendo na ocasião a professora Ms. Maristela Guimarães iniciado com os estudantes de Jornalismo e de Ciência da Computação análises de filmes que veiculassem assunto ou conteúdo de interesse e conexão com as disciplinas que ministrava. Daquele ano até hoje passou a inserir estas discussões em suas aulas que se tornaram mais participativas e produtivas e alguns estudantes manifestavam, ainda manifestam, o interesse de aprofundar o estudo, mas em sala de aula não é possível,já que é necessário respeitar horários, interesses e finalidade do curso.
“Ao mesmo tempo em que tal abordagem fílmica impulsiona os envolvidos a passarem além daquilo que os olhos vêem – ou seja, deixarem a alienação para elaborar uma crítica do mundo – os estudantes passam a analisar o filme, observando os efeitos da propaganda, as mensagens subliminares, a qualidade dos noticiários, jornais, revistas, programas ao vivo, a evolução da ciência etc. Assim, considerando a faculdade o grande espaço de discussão e debate crítico, resolvemos (alguns estudantes e eu) aprofundar mais nos estudos referentes a filmes diversos convidando algumas pessoas para criar um grupo de estudos. Desse modo foi criado o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Filmes (GEPF)”,explicou Maristela Guimarães, uma das idealizadoras do projeto.
O grupo acredita na importância de que todo o projeto contribua para a aproximação dos cursos e dos estudantes, com leituras variadas no cotidiano acadêmico, e num futuro, quando a linha de pesquisa estiver bem delimitada, o grupo se encontrar fortalecido com uma bagagem volumosa, a divulgação será expandida em murais, rádio, serviços do setor de Marketing e outros que o grupo conseguir alimentar, contando sempre com o apoio da Instituição.
O foco, ou o objetivo do grupo que já se reúne desde março de 2007 é selecionar os filmes de estudo e promover o debate contribuindo para a construção do pensamento crítico sobre “mídia” e evidenciar, identificar e estimular as referências de qualidade e tipos de sociedades, tecnologias, misticismo, ética e estética, presentes nos diversos gêneros e épocas, além disso, focar juntamente com a crítica, as ações que possam construir um espaço melhor para viver.
O grupo heterogêneo, composto por estudantes de Jornalismo, Ciências Contábeis e Ciência da Computação, além de professores, se reúne toda sexta-feira de 18 às 19 horas na sala de TV da Biblioteca Antônio Olinto contando com o apoio da bibliotecária Rosângela R Passos.
“Todos os interessados estão convidados a ingressarem no GEPF e serão recebidos com entusiasmo”, finalizou Maristela.
anf@fagoc.br
