UNIFAGOC

Projeto de Iniciação Científica premia aluno da FAGOC

Publicado em 12/07/2006
por Developer Unifagoc

Está em andamento na FAGOC o trabalho de desenvolvimento de um sistema de informação que visa apoiar a tomada de decisão sobre investimentos em áreas específicas das empresas, a partir da identificação das suas necessidades mais imediatas. Esse projeto está sendo desenvolvido pelo aluno da FAGOC, Domingos José Martins de Souza juntamente com o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Eugênio de Castro Barbosa e por José Sérgio Costa Júnior (SENAI). Com o nome Sistema de Sistema Integrado de Avaliação e Controle da Competitividade de APLs (Arranjo Produtivo Local), o software criado através do projeto, visa apoiar a tomada de decisão sobre quais as necessidades mais imediatas da empresa, através da criação de um sistema integrado que permita planejar, avaliar, organizar e controlar as ações desenvolvidas dentro do APL, classificando as empresas, sem criar uma situação de rivalidade entre elas.

Esse é um projeto pioneiro na FAGOC no sentido de captação de recursos financeiros externos para viabilização de bolsas de iniciação científica para os alunos. O apoio financeiro é concedido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Unidade Ubá – MG, que está viabilizando a bolsa de iniciação científica para o aluno do curso de Ciência da Computação, Domingos José Martins de Souza.
De acordo com o projeto, o número de ações desenvolvidas dentro de um APL, após a formulação do seu planejamento estratégico, tem sido elevado. Além disso, as empresas componentes do APL moveleiro de Ubá e região encontram-se em estágios diferentes de evolução, seja na questão tecnológica, de gestão ou mesmo de recursos financeiros. Para a caracterização de um APL é necessário um número significativo de pequenas e/ou médias empresas de um determinado ramo, localizadas em um mesmo território, o qual possua também agentes de fomento que, interagindo conscientemente, possam gerar uma eficiência coletiva.
A metodologia de avaliação e controle da competitividade de APLs baseia-se na criação de valor e custo em um negócio específico: atividades primárias (logística interna, produção, logística externa, marketing./vendas, serviços) e atividades de apoio (aquisição, administração de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, infra-estrutura – planejamento, finanças, contabilidade).

A idéia desta cadeia é enfatizar uma administração dos processos-núcleo do negócio, onde falhas e benefícios poderão ser identificados mais facilmente. A vantagem competitiva que uma empresa pode atingir perante seus concorrentes, através do domínio da administração de certos processos núcleo do negócio, pode significar a diferença entre permanecer e sair do mercado de atuação. Desta maneira, para se tornar competitiva, a organização terá basicamente dois caminhos: produzir o que já existe no mercado, a um preço mais baixo (eficiência) ou, criar novos produtos/serviços (inovação).

Segundo os responsáveis pelo projeto, os resultados esperados, do ponto de vista empresarial, vão ser obtidos através de um sistema de informação que permitirá avaliar a competitividade de um APL, sem, contudo, criar uma situação de rivalidade entre as empresas constituintes do APL.

Este primeiro sistema está sendo desenvolvido para o APL da indústria moveleira, mas já está sendo também visada a sua elevação em um nível mais genérico, de modo que possa facilmente se adaptar aos APLs de confecções e de frutas. O resultado deste sistema vai contribuir diretamente para o desenvolvimento regional. Do ponto de vista tecnológico, será possível consolidar conhecimentos na linguagem Java e suas tecnologias relacionadas, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados para a atuação em desenvolvimento de sistemas de informação. Será também obtida uma modelagem que servirá de estudo de caso para disciplinas da área de modelagem de sistemas, em cursos da área de Computação em geral, como, por exemplo, Engenharia de Software, Programação para Internet, Tecnologia da Web.

Domingos José Martins de Souza, aluno do curso de Ciência da Computação que irá desenvolver o projeto.


Por Virgínia Aziz – 7º período de Jornalismo

Texto publicado no Jornal da Fagoc